Prática Clinica em Saúde Mental no Cotidiano do Centro de Atenção Psicossocial

12 votos

O objetivo do presente trabalho solicitado pela disciplina de introdução à psicologia da Saude do 4º semestre de Psicologia da Fisma, visa analisar a pratica clinica operada pelos trabalhadores da saúde Mental no cotidiano do CAPS. A prática clínica está inserida na dialética da relação exercida entre os trabalhadores da saúde e os usuários no paradigma da transformação no modo de fazer saúde.

A clínica se expressa no cuidado ou na resposta ao sofrimento e as incertezas advindas do processo que impõem limites a capacidade de andar na vida.

a complexa rede de relações envolvidas na produção do cuidado no espaço CAPS transversalizada pela prática clínica insere  saberes e práticas, necessidades e demandas, condições e possibilidade de construir um cenário ativo para efetivação das ações de saúde mental no campo psicossocial. Nesse sentido a partir de vivencias acadêmicas assistenciais é possível manter uma relação dos doentes mentais e seus cuidadores clínicos operados pelos trabalhadores dos CAPS sujeitos a relações sociais envolvidos no processo.

Fonte:

Scielo