Equipe PSF-IV revigorada, disposta e acolhedora com muita vontade de fazer, que junta e acontece!!!

11 votos

     sem_titulo_1.png

 

Através das vias midiáticas, redes sociais, divulgando a Semana Nacional da Humanização, motivando atividades de Educação em Saúde, com publicações de posts, fui contagiada por uma  enorme curiosidade, automaticamente   o interesse pela leitura dos posts publicados e a partir dai publiquei um post e fui acolhida com muita atenção, ternura, gerando desejo de estabelecer contato com a Rede Humaniza Sus.

     Minha trajetória, muito feliz profissionalmente, pois chegando ao Município de Brejo da Madre de Deus, bem acolhida pela gestora Wedneide, vivenciei uma base sólida, ela expressava um amor incondicional pelo SUS, tipo "amor de mãe", com conhecimentos técnicos especializados com relação aos Princípios e Diretrizes do Sus e Conselho Municipal de Saúde atuante.

     Gestores que marcaram a história do Sus em Brejo da Madre de Deus: Edson de Sousa e Gil Brasileiro com visão holística e praticidade, foram solução de continuidade com seguimento na formação e capacitação das equipes, realizando uma excelente" Rede Humaniza Sus" faz e junta" dai foi notório o meu crescimento, enfatizando gestão com valorização do profissional em formação, condições de trabalho, delegando autonomia aos profissionais, realizando monitoramento contínuo e participativo na capacitação das equipes.

     Nós críticos e desafios foram muitos, mas com superação e muita vontade de fazer o Sus que preconiza atenção na saúde, trata o indivíduo como sujeito integrado a família, ao domicílio, à comunidade, saberes democráticos e sociabilizados.

     Os gestores citados na fase embrionária de estruturação das equipes saúde da família foi essencial no avanço de um trabalho integrado, digno com resposta e credibilidade.

     O trabalho foi de "sementinha", sair do salto e por a mão na massa ser do povo com o povo, resultaram em conquistas que foram acontecendo gradualmente e a valorização que a comunidade expressava aos profissionais, conforme sua atuação e desempenho resultou em uma reciprocidade, onde os membros  da equipe saúde da família-IV, passaram a ser uma referencia de confiança e resolutividade.

     O ponto focal era executar as ações comunitárias em consenso com a vasta literatura que revela um SUS exitoso, que avança com credibilidade e resposta.

       O meu exitoso sucesso pessoal e profissional, deveu-se primordialmente a base sólida com gestores atuantes e portadores de conhecimento que regem o Sus, orquestrando uma bela sinfonia. Como também a permanência do profissional na comunidade fazendo com que o profissional possa fixar raízes, gerando confiança mútua, possibilitando amplo poder de ajudar, visualizada como referencia, portadora de conhecimento democrático e sociabilizado, na qual se deposita credibilidade, tipo amigona que sempre  ouve, orientam, viabilizando caminhos em consonância com uma equipe  revigorada, disposta e acolhedora com muita vontade de fazer que junta e acontece.

     Enfim tudo isso não caiu de paraquedas, nem aconteceu magicamente, foram 17 anos de muita luta, desbravamento, tipo "Sertão Veredas" de José Lins do Rego com correlação intuitiva e metafórica. 

     Para um trabalho robusto é fundamental ser portador de conhecimentos, ética, ternura, acolhimento, solidariedade e um belo interior, dar o nosso melhor na ponta

       AbraRHS!!!!