Tem um SUS que dá certo bem perto de nós!

14 votos

marcia_4_cantinho_de_leitura.jpg

Tem um SUS que dá certo bem perto de nós!

Dias atrás vi estas fotos, ouvi um relato apaixonado sobre o trabalho com PNEs e suas famílias e fiquei encantada pela proposta de uma clínica odontológica pra´lém da boca… Dentre as ações dos profissionais estão rodas de conversas com os familiares, incentivo ao brincar e à leitura e o compromisso com a saúde ampliada. Pedi a Márcia (dentista, psicóloga e apoiadora da PNH – embora ela ainda não se deu conta disso! rsrsrs!) para escrever o relato abaixo. Em breve ela aparecerá por aqui tb.)

Por Márcia Silveira 

O atendimento odontológico aos Pacientes com Necessidades Especiais – PNEs, em Dourados –Mato Grosso do Sul, tem como norte os princípios de humanização, respeito às singularidades e clínica ampliada. Além dos cuidados bucais, valorizam-se as trocas de experiências entre os cuidadores (pais, mães e sua rede social) e os profissionais de saúde, onde a formação de vínculos e a solidariedade tornam-se ações constantes no dia-a-dia.

A finalidade é formar uma rede de acolhimento e promover um caminho menos tortuoso para alcançar uma melhora na qualidade de vida das famílias portadoras de necessidades especiais. Em alguns anos de trabalho, aprendemos que:

# A criança sente que este é seu lugar; 
# Os brinquedos e o brincar são extensões de sua casa e facilitam a formação de vínculos;
# O cantar facilita interações e formação de laços afetivos e, ainda, transforma a necessidade de intervenções em  ações mais prazerosas e também educativas;
# O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico e o brincar facilita o crescimento, desenvolvimento e saúde de todos nós. 

marcia_1_consultorio.jpg