Humanização e pesquisa: INCLUSÃO como método científico

12 votos

pesquisa.jpg

 

O Seminário Nacional de Encerramento da Pesquisa Avaliativa Multicêntrica sobre Formação de Apoiadores, acontece nos dias 13 e 14 de maio e finaliza o estudo iniciado em 2011 e que envolve centros de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Assis), com apoio  da Política Nacional de Humanização (PNH).

 

O estudo avaliou os cursos de Formação de Apoiadores realizados pela PNH nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo entre 2007-2009 e avalia os efeitos destes processos na produção de sujeitos, práticas e redes de saúde nos territórios em que foram implementados os planos de intervenção dos apoiadores em formação.

Com participação de mais de  41 pesquisadores, a metodologia do estudo é  avaliativa, participativa e de caráter formativo-interventivo, caracterizando-se como  pesquisa-intervenção que aposta na inclusão de diversos atores em todas as fases do estudo, do planejamento à análise dos dados, e isso produz interferência tanto nos territórios, quanto nos grupos de pesquisados e de pesquisadores, ambos corresponsáveis e autores da produção de conhecimento. Para isso, ao longo da pesquisa foram constituídas algumas estratégias de participação dos grupos de interesse do estudo: Comitês Ampliados, Grupos Interinstitucionais, oficinas e seminários para possibilitar essa inclusão do olhar de diferentes  grupos de interesse envolvidos nos curso. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da análise dos planos de intervenção produzidos ao longo das Formações em cada um dos três estados, além de questionários eletrônicos,  entrevistas e grupos focais.

Assim, os tradicionais 'pesquisados' transformaram-se em pesquisadores.
“Os apoiadores, formadores e gestores envolvidos nos cursos trouxeram sua perspectiva e seus valores sobre os efeitos destes processos de formação, produzindo estranhamento junto às análises feitas pelos pesquisadores das universidades, e isso é muito positivo para a avaliação de políticas públicas." comentou a apoiadora da PNH para a Formação e Pesquisa Maria Claudia Matias.

Ao todo, foram realizadas oito oficinas participativas.  No encontro desta terça-feira, os resultados dessa coleta de dados serão compartilhados com os grupos de interesse da pesquisa, encerrando a participação dos sujeitos no estudo e a fase de análise dos dados. Foram produzidos oito relatórios que sistematizam os principais temas encontrados, tais como a função apoio, dispositivos e diretrizes experimentados, cogestão, redes, dimensão ético-política da PNH, efeitos das estratégias pedagógicas, ampliação da capacidade de análise e sentidos da humanização produzidos nos cursos.

A abertura da atividade, em Porto Alegre, contará com a participação do apoiador da PNH Fábio Alves, que em breve assumirá a Coordenação Nacional da Política, da Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul Sandra Fagundes, dos pesquisadores Roseni Pinheiro ( UERJ/LAPPIS), Simone Paulon, coordenadora nacional da pesquisa (UFRGS), Marta Verdi, coordenadora do Comitê de Pesquisa da UFSC e Silvio Yasui, coordenador do Comitê da UNESP-Assis, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Eduardo Passos ,  além dos apoiadores, formadores, gestores, pesquisadores dos três comitês,  e outros pesquisadores convidados.

A relações públicas  Carine Nied  participou do curso de formação de apoiadores em 2006 e  foi  tutora das formações da PNH do Rio Grande do Sul em 2007 e 2008, ambas ocorridas em Porto Alegre-RS, e fala da sua expectativa para a atividade. “ Espero conhecer como foi a avaliação do curso de formação do qual participei,  saber como foi esse processo de formação da PNH nos demais estados e entender como estão os planos de intervenção produzidos no passado, ver quais ainda se sustentam nos territórios”, afirma ela, que atualmente é  coordenadora da PNH na região sul.

A pesquisa foi financiada com recurso do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI) e os resultados serão publicados em revistas científicas bem como em um livro que contará também como se desenvolveu todo o processo de pesquisa.

 

Formação e Pesquisa na PNH 
A Frente Formação e Pesquisa da PNH busca,  desde 2011,   fomentar uma rede dos pesquisadores voltados ao tema da humanização no Brasil. Sua atuação dá visibilidade e produz agenciamentos em eventos científicos da Saúde, reunindo pesquisadores para discutir e compartilhar trabalhos sobre a humanização. Há também a Comunidade Formação e Pesquisa na Rede HumanizaSUS, para produzir articulação entre pesquisadores, docentes e apoiadores. Os centros de pesquisa das universidades organizaram também um diretório do CNPq sobre estudos em humanização, onde aparecem alguns dos estudos em curso no país atualmente, como o da pesquisa sobre apoio realizada no Rio Grande do Norte, sobre o apoio da PNH e que reúne vários centros pesquisadores naquele estado.

Para fazer parte da Comunidade de Pesquisa em Humanização na Rede HumanizaSUS, faça contato com o apoiador Sérgio Aragaki, neste link.