Documentário vai relatar história da Política Nacional de Humanização do SUS
A Política Nacional de Humanização prepara uma série de materiais sobre os seus dez anos de atuação no SUS.
Um deles está em fase final de produção, e é um documentário contendo depoimentos de trabalhadores, gestores e ex-gestores da PNH. As primeiras filmagens foram coletadas durante o Seminário 10 anos da PNH, e até o fim da próxima semana serão realizadas as últimas gravações, com dois médicos sanitaristas: Ricardo Teixeira, que coordenou a Rede HumanizaSUS desde o seu início e Fábio Alves, que em breve assumirá a coordenação nacional da PNH .
A expectativa é que até o fim do semestre o documentário esteja finalizado e disponível para os serviços de saúde e usuários do SUS. Hoje foram realizadas as filmagens com o médico sanitarista e professor da Universidade de Brasília Gustavo Nunes de Oliveira, que coordenou a PNH desde agosto de 2012 até esse mês.
Sua gestão foi focada na sustentabilidade da PNH no SUS, com aumento da relação e participação das ações de humanização em diferentes políticas e programas do Ministério da Saúde . “Também iniciamos a discussão da mobilização social e incremento do apoio à Rede HumanizaSUS, com iniciativas de aumento da transparência pública e profissionalizando os processos de gestão”, afirmou ele.
Abaixo você confere um trecho dos bastidores desta entrevista com Gustavo, no qual ele destaca que HUMANIZAÇÃO É DEMOCRATIZAÇÃO INSTITUCIONAL :
Por Emilia Alves de Sousa
Que boa notícia Mari! Penso que o vídeo será mais um dispositivo que dará visibilidade a essa construção coletiva das ações bem sucedidas do SUS, contribuindo para a transversalização e fortalecimento da PNH.
Estou curiosa para ver o documentário!
Abraços!
Emília