Documentário vai relatar história da Política Nacional de Humanização do SUS

13 votos

A Política Nacional de Humanização prepara uma série de materiais  sobre os seus dez anos de atuação no SUS.

Um deles está em fase final de produção, e é um documentário contendo depoimentos de trabalhadores, gestores e ex-gestores da PNH. As primeiras filmagens foram coletadas durante o Seminário 10 anos da PNH, e até o fim da próxima semana serão realizadas as últimas gravações, com dois  médicos sanitaristas: Ricardo Teixeira, que coordenou a Rede HumanizaSUS desde o seu início e Fábio Alves, que em breve assumirá a coordenação nacional da PNH .

A expectativa é que até o fim do semestre o documentário esteja finalizado e disponível para os serviços de saúde e usuários do SUS. Hoje foram realizadas as filmagens com o médico sanitarista e professor da Universidade de Brasília Gustavo Nunes de Oliveira, que coordenou a PNH desde agosto de 2012 até esse mês.

gustavo_e_max_documentario.jpg

Sua gestão foi focada na sustentabilidade da PNH no SUS, com aumento da relação e  participação das ações de humanização em diferentes políticas e programas do Ministério da Saúde  . “Também iniciamos a discussão da mobilização social e incremento do apoio à Rede HumanizaSUS, com iniciativas de aumento da transparência pública e profissionalizando os processos de gestão”, afirmou ele.

Abaixo você confere um trecho dos bastidores desta entrevista com Gustavo, no qual ele destaca que HUMANIZAÇÃO É DEMOCRATIZAÇÃO INSTITUCIONAL :