REGIÃO SUL DO MT DEBATE SAÚDE DO TRABALHADOR

13 votos

cam02315.jpg

 

O Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis-MT, juntamente com o CEREST Regional, com sede em Primavera do Leste – MT realizaram no dia 07 de maio de 2014 a 2ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Etapa Macrorregional, preparatória para a 3ª Conferência Estadual e 4ª Conferência Nacional, que tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O tema central da conferência, “SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA, DIREITO DE TODOS E TODAS E DEVER DO ESTADO” orientou as discussões.

cam02334.jpg

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Primavera do Leste – MT e contou com a participação de 11 dos 19 municípios pertencentes a esta regional. Compareceram 90 participantes, dos quais 22 delegados, que assistiram o documentário “Nuvens de Veneno”, coordenado pelo professor Carlos Gomes Minayo (FIOCRUZ) e produzido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso e o professor Wanderlei Pignati (UFMT) que traz à luz o polêmico uso dos agrotóxicos no Estado. Na sequência aconteceu palestra do Sr. Edson Lima Ferrreira, representante do CEREST Estadual que situou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

cam02369.jpg

cam02384.jpg

Após os participantes reuniram-se em grupos para discussão e apresentação de propostas conforme os sub-eixos:

1- O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
2- Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras e do controle social nas ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
3- Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo;
4- Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos Municípios, Estados e União.

cam02392.jpg

cam02394.jpg

Foi um dia de discussões e exercício da cidadania que resultou em contribuições valiosas para as propostas da regional e que serão defendidas pelos delegados eleitos na 3ª Conferência Estadual que será realizada nos dias 05 e 06 de junho, em Cuiabá –MT.