Ministro da Saúde defende universalidade dos sistemas de saúde em Assembléia Mundial de Saúde

13 votos

Em seu discurso na abertura da 67ª Assembleia Mundial de Saúde, ministro da Saúde falou sobre a importância de se assegurar o acesso à saúde para todos.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, discursou nesta segunda-feira (19), no plenário da 67ª Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, na Suíça, e reafirmou o compromisso do governo brasileiro em manter a universalidade de seu sistema de saúde, ressaltando que para os brasileiros, a saúde é um direito social que não pode se sujeitar à lógica de mercados.

“Estou convencido que somente com sistemas universais de saúde, estruturados a partir de um compromisso ético e político em defesa da vida, conseguiremos enfrentar os dilemas nacionais e globais que nos desafiam no presente e ameaçam nosso futuro", enfatizou o ministro aos representantes de centenas de países presentes no encontro.

Dentro do tema do encontro "Clima e Saúde", o ministro lembrou o compromisso brasileiro de promover o desenvolvimento sustentável, com a erradicação da pobreza e com a superação das desigualdades. E citou como exemplo de ação de saúde  voltada para as mudanças climáticas a criação da força nacional do SUS, que atua em situações de catástrofes.

"A erradicação da pobreza é, sem duvida, a mais alta prioridade do governo da presidenta Dilma Rousseff. Erradicar a pobreza é possível e isso vem ocorrendo aceleradamente em nosso país nos últimos 12 anos", afirmou Chioro.

O ministro da saúde destacou que nos últimos 25 anos, o Brasil vem construindo seu Sistema Único de Saúde, público e gratuito, e que uma das prioridades é expandir a atenção primária garantindo o acesso universal aos medicamentos. Além disso, Chioro demonstrou a preocupação em constituir e ampliar redes de atenção integral à saúde que atuem na proteção e vigilância, entre outras ações estratégicas.

Chioro destacou ainda o desafio assumido pela presidenta Dilma Rousseff ao implantar o programa Mais Médicos, que, em breve, beneficiará mais de 49 milhões de brasileiros, com mais de 14 mil médicos atuando nas regiões mais vulneráveis do país.

O ministro finalizou sua fala fazendo um convite aos líderes dos países participantes da Assembleia para a Copa do Mundo no Brasil e garantiu que o país está pronto para receber a todos com segurança e alegria. "Esta será a Copa das Copas, uma grande festa popular que celebrará a paz e o respeito à diversidade, a rejeição a toda e qualquer forma de racismo e intolerância e a afirmação da amizade e do respeito entre todos os povos", concluiu.

Fonte: site do Ministério da Saúde