Ainda sobre os 10 anos da PNH e a Semana Nacional de Humanização

12 votos

semana_de_humanizacao_10_anos.jpg

Como os braços andavam curtos pra tecer redes locais maiores resolvi fazer meu papel na ética de apoio institucional através da estética do dispositivo da ambiência.
Desconstruir um mural caduco, amarelado, que pedia pra alguém esvaziá-lo foi um prazer, especialmente porque ele deu lugar a uma singela homenagem aos 10 anos da PNH. Encher balões, cortar, colar, percevejar, perseverar… na fé no que eu acredito…
Com isso, espero ajudar a aumentar o acesso a pessoas que desconhecem nossa redehumaniza e a própria política de humanização a ficarem curiosas e virem para cá.
Uma caixinha artesanal ampliou nossos braços a oferecer um bilhete instigando a conhecer as cartilhas e experiências da humanização. Então, por um mês ressignificamos os tédios da sala de espera da Unidade Psiquiátrica do Hospital Universitário de Santa Maria na UFSM.
Valeu o apoio do Bruno, bolsista da AFAB que topou participar dessa tarefa lúdico-política.
"Estar em uma sala cuja função aparente é apenas esperar é uma prova do esvaziamento dos sentidos nos espaços férteis para intervenções em saúde. Enrijecer e emparelhar o nome – sala de espera – ao lugar é anunciar um ambiente isento de prazeres ou de novidades, é consolidar o tédio(…).  Ampliar as utilidades e ressignificar as inutilidades desse espaço acompanha nossa prática (…)" Gabriel Serafim Silva et al (2013)