RELATO DO TEXTO: Três Teses equivocadas sobre os Direitos Humanos, de Oscar Velhena Vieira.

0 votos

Curso de Formação de Apoiadores da PNH
Atividade de dispersão do 3º Módulo
Participante: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Malta

TEXTO 2
Três Teses equivocadas sobre os Direitos Humanos
Oscar Velhena Vieira

O texto de Oscar Vilhena Vieira, “Três Teses equivocadas sobre os Direitos Humanos”, o autor se contrapõem a pensamentos que colocam sobre os direitos humanos como direitos de bandidos. E ainda chama a atenção para que não se generalize a ideia de que a atuação da polícia ou de que a soberania do Estado são prejudicados pela defesa dos direitos humanos. E sim, pensarmos que todos independente de ser “isto ou aquilo”, bandidos ou sacerdotes, todos tem direitos. E que muitas pessoas se reuniram e depois de estudos e opiniões do mundo inteiro chegaram à ideia de universalidade dos direitos, trazida pela Declaração Universal de 1948.
Sabe-se que sempre aparecem opositores as novas ações que surgirem e que por atrás sempre existem interesses dos mais variados, como política, anarquistas. E nesse caso dos Direitos Humanos, o autor aponta um movimento contrário pelos que haviam patrocinado a tortura e os desaparecimentos para deslegitimar os novos governantes que buscavam reformar as instituições e pôr fim as práticas violentas e arbitrárias por parte dos órgãos de segurança.
Aponta também, outro interesse, o de gerar conflitos dentro das camadas menos favorecidas da população, isentando assim, as elites em relação à criminalidade. Com isso, colocam a população contra o criminoso, ou através da exclusão social ou pela omissão do Estado, que consequentemente leva a criminalidade.
Por isso, o autor faz questão de explicar a posição da polícia e do Estado, não para exaurir a culpa de ambos, quando em decorrência de se constituírem seres humanos venham a cometer erros. Mas sim, que o combate a impunidade aconteça de fato e de direito, porém, baseada em  critérios éticos e jurídicos, que são preconizados pelos instrumentos de direitos humanos e pela constituição.