Ação “Hospital do Ursinho” é Realizada em Teresina
Como já havia sido introduzido anteriormente neste espaço, as crianças do Hospital Infantil Lucídio Portela receberam no último sábado (31), pela manhã, a visita de acadêmicos de medicina (UESPI) e odontologia (Facid), para a ação "Hospital do Ursinho", com a proposta de reconstruir ludicamente o ambiente hospitalar, a fim de reduzir a natural insegurança dos pequenos pacientes quanto aos procedimentos de saúde.
As crianças e seus pais/acompanhantes foram inicialmente convidados a se dirigirem ao pátio central do hospital, onde estava montada a estrutura da brincadeira.
As crianças eram, então, chamadas a participar, uma por vez, ganhando um urso de pelúcia que assumiria o papel de "filho". Enquanto as demais esperavam, coloriam gravuras.
Na atividade, a criança acompanhava de perto todo o processo de tratamento do ursinho, desde o preenchimento do formulário, até a realização de consultas, exames etc., sendo, ainda, estimulada a manusear objetos, para ampliar sua compreensão de que tudo se tratava de procedimentos corriqueiros, não havendo motivos para temê-los.
No fim da manhã, realizou-se ainda a "cirurgia do Teddy", na qual um urso maior foi usado para encenar uma intervenção cirúrgica, acompanhada de perto pelos pequenos, que se envolveram na brincadeira, buscando auxiliar os "cirurgiões" e tranquilizar o ursinho. O desfecho da operação foi a retirada de tubos de bolha de sabão, que as crianças sopravam para comemorar o sucesso da cirurgia.
Para atender os pacientes que não puderam se dirigir ao pátio, foram deslocados dois grupos de estudantes, que passavam pelos leitos conversando, contando histórias e cantando. Esse nicho da campanha pareceu-nos especialmente importante também aos acompanhantes das crianças, que vislumbravam um, ainda que breve, momento de descontração dentro da rotina hospitalar.
As diretrizes da campanha são inspiradas no Teddy Bear Hospital, ação realizada no mundo inteiro e trazida ao Brasil pela ONG IFMSA. O objetivo é romper a sisudez do hospital, de modo a conscientizar a criança através de um discurso mais próximo do seu universo.
Recomendamos fortemente que a campanha seja reproduzida regularmente nos hospitais do país inteiro, pois é notável a melhora de receptividade das crianças ao diálogo de saúde, tendo efeitos de longo prazo na aceitação dos tratamentos.
Por edvaldojrleal
Parabéns meninos pela organização da campanha!!
Foi incrível a conexão entre nós, futuros profissionais, com as já batalhadoras crianças do Hospital Infantil! Tenho certeza que fizemos a diferença naquela manhã! E espero que as ações como essa continuem a acontecer! É nesse modelo de saúde, de educação em que eu acredito!
Mais uma vez:PARABÉNS!!