Parto Humanizado é tema de nova publicação da PNH

18 votos

cadernos_humanizasus_parto.jpg

caderno_humanizasus_v4_humanizacao_parto-1.jpg
Já está disponível online o quarto volume da coletânea Cadernos HumanizaSUS.
O novo  livro da Política Nacional de Humanização possui mais de 450 páginas e traz conteúdo diversificado e discussões atuais sobre temas que envolvem a humanização do parto e nascimento no Brasil. Com 16 artigos científicos, sete relatos de experiências exitosas e quatro reportagens, os assuntos apresentam desde o histórico do modelo de atenção ao parto e nascimento , a importância do apoio institucional nas maternidades, o papel dos movimentos sociais na garantia dos direitos das mulheres e bebês, o olhar do homem na cena do parto, a experiência do parto domiciliar, análises sobre a presença das doulas e o direito ao acompanhante, os diferenciais das parteiras, projetos inovadores na atenção básica, entre outros temas.

A publicação conta ainda com  entrevistas exclusivas do diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Dário Pasche e a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher Esther Vilela, sobre as estratégias governamentais para garantir a dignidade das pessoas antes, durante e após o nascimento.
A Política Nacional de Humanização (PNH), responsável pela publicação, distribuirá  mil exemplares do livro na rede SUS, em bibliotecas e serviços de referência mas já é possível acessar a sua versão completa online,  na Rede HumanizaSUS.

Para uma das organizadoras da publicação, a servidora da  PNH Renata Adjuto, a iniciativa dá visibilidade a experiências e conhecimento teórico sobre o parto e nascimento humanizados. “Os textos ressaltam a importância das práticas de atenção humanizada à  mulher e ao recém nascido, e os direitos de ambos como usuários do SUS. Há relatos importantes escritos por quem já vivenciou as mudanças no modo de nascer no Brasil por meio da Rede Cegonha e do Plano de Qualificação das Maternidades”, afirma ela, que trabalha desde 2012 na organização do livro, juntamente com as apoiadoras Cátia Paranhos, Célia Nicollotti, Michele Vasconcelos e Vera Figueiredo. Os Cadernos foram produzidos e impressos pela Editora do Ministério da Saúde em parceria com a Editora da Universidade Estadual do Ceará.

Para acessar a versão do Cadernos Humanizasus Humanização do Parto e Nascimentofaça o download do arquivo, em anexo, neste post yes

ou clique aqui (e conheça, também, os demais Cadernos da PNH).

 

re_cadernos.jpg

Cadernos HumanizaSUS

A coletânea Cadernos HumanizaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização (Secretaria de Atenção à Saúde) para reunir textos específicos sobre temas importantes da saúde pública, à luz das diretrizes da PNH. Já foram lançadas três edições anteriores, sobre Formação Intervenção, Atenção Básica e Atenção Hospitalar.
O quinto volume está em fase de editoração, e tem como foco a Humanização em Saúde Mental.
Todos os livros já editados podem ser acessados na íntegra na Área PNH da Rede Humanizasus.

Mais informações :
Política Nacional de Humanização
61 3315 9130