Diário de Bordo: Conasems em Serra- ES

10 votos

O XXX Congresso Nacional de Secretarias (CONASEMS), realizado entre os dias 1 a 4 de junho, reuniu cerca de cinco mil pessoas na Serra-ES, esse ano o congresso  teve como tema: "SUS: os Desafios do Financiamento."

20140601_100021_0_0_0.jpg

A Política Nacional de Humanização(PNH), foi representada por sua assessoria de comunicação, que esteve presente no estande do Ministério da Saúde(MS) para auxiliar na distribuição de materiais sobre a Humanização, como: cartilhas e panfletos explicativos. Além disso, os congressistas puderam esclarecer dúvidas e conversar sobre as atividades e diretrizes  realizadas em suas cidades.

Na segunda-feira(2), o Ministro da Saúde, Arthur Chioro visitou o estande da Humanização e  tirou fotos com os trabalhadores presentes.

ministro_0_0_0.jpg

A presença do ministro corroborou o entusiasmo das pessoas em mostrar os avanços e os projetos de suas áreas. Os quatro cantos do País estiveram, reunidos no CONASEMS para discutir e mobilizar ainda mais o SUS.

O estande foi também um espaço de troca e observância das práticas de humanização sob o olhar não só de gestores, mas também de pessoas mobilizadas em fazer o SUS dar certo.

“Em nosso Estado fizemos um diagnóstico da necessidade em humanizar o atendimento, desde a porta de entrada. Há dois meses criamos um grupo técnico, contamos também com o apoio do Estado, fazemos o monitoramento do atendimento e nossa reuniões contam com a participação dos usuários. Queremos capacitar os trabalhadores de nossas Unidades para oferecer um atendimento mais humanizado,” afirmou o apoiador da PNH no Piauí-PI, Francílio Santos.

fra_0.jpg

“Estamos trabalhando na implementação do Acolhimento humanizado nas Unidades Saúde da Família. Já tivemos a capacitação de todas as equipes, e um momento também para a integração dos trabalhos, no momento estamos em processo de avaliação,”pontuou a técnica da Secretaria  Municipal de Saúde  de Arco Verde-PE, Vitória Brilhante.

bri_0.jpg

O secretário de saúde do município de Serra, Luiz Carlos Reblin, concedeu entrevista a assessoria da PNH, e relatou o sentimento de receber  o evento. "Estamos muito felizes em receber as mais de cinco mil pessoas aqui em Serra em um congresso tão importante por seu formato. Acreditamos que o CONASEMS contribui para a consolidação do SUS,"afirmou.

reblin_0.jpg

Reblin falou sobre o tema do congresso, "O financiamento do SUS é uma questão   importante a ser discutido. As cidades brasileiras investem muito em saúde, mas,ainda esbarram nas questões de  aporte de recursos," ressaltou.

Sobre a humanização do SUS, Reblin foi categórico:"Sou apaixonado pela Humanização há um bom tempo. Tento aprender cada vez mais, é um tema complexo e influencia gestores, trabalhadores e usuários. É fundamental que exista para que modifiquemos nossa forma de trabalho. Espero que a Humanização esteja cada vez mais presente nos debates."

Para a PNH o CONASEMS é sempre um terreno fértil, nessa edição foi possível polarizar a Humanização diante das presenças dos vários secretários de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do SUS. 

"O Conasems foi um sucesso. Quero parabenizar o secretário de saúde de Serra, responsável pela organização do evento. Aproveito para ressaltar a bela parceria da PNH com o projeto institucional da saúde no município, onde temos tido a oportunidade de contribuir, aprender e co-produzir mudanças no processo de gestão e atenção com os dirigentes e trabalhadores,” concluiu, Fábio Alves,que assume a coordenação da PNH em breve.