Lula sugere a Obama o SUS

10 votos

OLINDA, PE, (AG) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em Olinda, que vai sugerir a criação de um Sistema Único de Saúde (SUS) ao presidente Barack Obama, como forma de resolver a crise na saúde dos Estados Unidos. "Na próxima vez que encontrar o Obama, vou falar: "Faça um SUS. Custa mais barato, é de qualidade e é universal"", disse.
 

O presidente dos Estados Unidos está em uma campanha para modificar o sistema de saúde do país, que não dispõe de um sistema universal de atendimento da população, e enfrenta resistências internas. "Vejam o que ele (Obama) está apanhando. Os conservadores não querem mudar nada", disse.
 

O SUS brasileiro completa 20 anos neste ano. "Hoje "tá" muito fácil a gente defender o SUS. Mas em 1988, quando a gente aprovou o SUS na Constituição Federal, era duro a gente enfrentar o debate, porque estavam começando a viver o momento em que o Estado não prestava para nada, o Estado não servia para nada e o Estado só atrapalhava", afirmou Lula.
 

Segundo ele, a situação mudou em duas décadas. "Agora, com essa crise econômica, o Estado ganhou importância, porque foram os Estados que salvaram os países mais ricos do mundo por conta da crise econômica".
 

Bunda num banco
 

"Eu sei o que é esperar sentado com a bunda num banco num hospital três, quatro horas e depois vir alguém e dizer que o médico não está, e depois conhecer o de atendimento VIP que tem um presidente da República. Eu sei de cátedra", disse o presidente. Ele descreveu os exames preventivos pelos quais passa, sendo examinado de máquina em máquina. "Eu me sinto o próprio Charles Chaplin naquele filme "Tempos Modernos"", afirmou. Não tem mais contato, a figura daquele companheiro que pergunta: "Você tem
dor de cabeça? Sua barriga incha? Sua cabeça dói?"

 

Fonte: Jornal da Cidade/Aracaju (SE)