Faço Parte do SUS Que dá Certo- Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama

12 votos

foto_gracimar_1_0.jpg

“Sonho com uma nova forma de nascer, sonho com um olhar diferente das pessoas para o atendimento do SUS”. A frase da enfermeira obstetra, Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama, natural de Manaus – AM, inicia nossa conversa, e me mostra a forma contagiante que ela possui ao falar de sua trajetória no SUS.

Gracimar, como é conhecida no trabalho, diz também ter um apelido, ao passar pelos corre-dores, os que à conhecem dizem: “Lá vai à humanização.”, segundo ela, isso acontece por ser uma militante há anos da humanização nos serviços da saúde.

A enfermeira é casada, tem dois filhos adolescentes, trabalha no SUS há 20 anos e está concluindo o mestrado em Ciências da Educação na Universidade Lusófona. Atualmente trabalha no Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus. Gracimar me fala de sua rotina de trabalho, e de sua preocupação em manter o serviço de sua equipe sob uma ótica humanizada. Além disso, ela é avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e do Método Canguru, responsável em visitar outras unidades dos municípios para capacitar outros profissionais. Gracimar também é ex-bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). “Meu foco diário é a humanização, meu trabalho é como se fosse minha casa, me preocupo com o que está acontecendo, me questiono todos os dias, e levo minha equipe a fazer o mesmo,” afirma.

Ela também fala de seus desafios na saúde, como: lidar com Recursos Humanos, e Infraestrutura para atender melhor; Incentivar os profissionais para serem inovadores, determinados e humanistas. “Sou usuária do SUS, trabalho em uma unidade do SUS e acredito no SUS que dá certo de verdade,” pontua.

Em 20 anos de caminhada ela aponta sua motivação diária: “O respeito, o amor às pessoas, o sentimento que existe no ser humano. Acredito que essa força que nos move seja o amor ao próximo. Tenho como objetivo de vida, fazer sempre o melhor pelas pessoas.”

Gracimar fala dos projetos voltados a humanização desenvolvidos em seu trabalho entusiasmada: “Vivo isso todos os dias, ás vezes me torno até chata, por repetir as mesmas coisas. Mas creio nessa força que é o SUS!”, completa.

A enfermeira conhece a PNH desde sua criação, e fala de sua experiência pelo País: “Já ministrei 500 palestras sobre humanização em vários Estados, e em 52 municípios do Estado do Amazonas,” afirma.

E me relata animada a forma com que aplica a humanização no SUS acolhendo e cuidando da mulher da Amazônia, e cita o diretor do instituto onde trabalha como um exemplo, “O Dr. Agnaldo Costa, tem como meta de vida, trocar atendimento por acolhimento. Ouvir, dar atenção as pessoas, não reclamar, mostrar os direitos que elas têm por lei,” aponta.

Nesses 20 anos de trabalho muitas histórias marcaram sua vida, mas com carinho, ela me relata a que guarda em especial na lembrança. A de uma mãe com uma criança cardiopata que passou vários meses internada, e não queria mais sair do instituto, segundo ela, a paciente depois de ter sido tão bem cuidada, sentia-se como se estivesse em casa.“Humanização se faz nas coisas simples! Tenho ajudado muitas mulheres, e não custa nada ajudar as pessoas com o uso de tecnologias leves. O amor e o carinho de ensinar uma futura mãe a cuidar de sua saúde e a de seu bebê não tem preço,” ressalta.

Gracimar lança um olhar para o futuro, e espera mudanças positivas para a os serviços de saúde e para a Humanização. E me diz gostar da frase: “Para mudar o mundo é preciso mudar antes a forma de nascer.”, do pioneiro do Parto Humanizado, Michel Odent, segundo ela, esse pensamento foi sempre norteador em sua busca por humanização.

Gracimar foi uma das 10 vencedoras na premiação do Concurso Cultural: “Faço parte do SUS que dá Certo”, publicado pelo ministro da saúde no Diário Oficial da União, que obteve 284 experiências inscritas de todo o Brasil. Ela encheu de emoção e expectativa o auditório em Brasília, onde a cerimônia foi realizada, no dia 28 do mês passado. Ao ser chamada como uma das vence-doras, ela entoou a música de fundo que aparece em seu vídeo inscrito no concurso, vibrou, chorou e disse emocionada: ”Eu sou o SUS que dá certo, eu sou de Manaus!”.

 

Faço parte do SUS que dá certo

Desde a metade de 2012, o informativo da PNH faz uma coluna chamada Faço parte do SUS que dá certo, disponível também na Rede HumanizaSUS. Todo o conteúdo produzido será transformado em posts da Rede, o que amplia a divulgação do trabalho e da história de vida de quem contribui para a humanização do SUS. A cada edição, é possível conhecer trabalhadores, gestores e usuários do SUS que contribuem para o SUS que dá certo. E são os leitores que sugerem quem vai ser entrevistado a cada edição! Portanto, se você conhece alguém que trabalha no SUS, é usuário ou gestor e faz a diferença no SUS, conte pra gente! Envie um e-mail para [email protected], com as informações do seu indicado e seus contatos.