DIREITOS E DEVERES DO CUIDADOR E DO CUIDADO.

11 votos

 

 

             Nesta oportunidade, que me é concedida, desejo falar um pouco dos direitos e deveres dos usuários, assim como também falar um pouco dos Direitos e Deveres do Cuidador e do Cuidado.

              Falar em Direito do Usuário, é falar de um tratamento ético, respeitoso, qualificado, humanizado e se possível, espiritualizado, por parte de quem cuida, para que assim, de acordo com um olhar mais totalitário e inclusivo, se possa falar de clínica ampliada. Em se tratando de deveres do cuidado, faço um recorte todo especial com relação a tão necessária vinculação e corresponsabilização do mesmo para com o seu tratamento de saúde, questão decisiva no resultado do mesmo.

               Agora, desejo falar do Cuidador, aquele que precisa ser qualificado, humanitário e espiritualizado para com aqueles que cuida. Começo perguntando: este olhar humanitário para com o cuidador, não seria a priori, uma condição, para a garantia do seu bem estar e consequentemente, o bom resultado no desempenho de seu trabalho?! Acredito que sim e neste caso, pergunto novamente, onde fica a responsabilidade governamental, que não apresenta uma resposta satisfatória, diante da precária saúde bio psico/emocional e econômica do cuidador, que se esforça para não contrariar os princípios éticos, humanos e profissionais , diante daquele que necessita de cuidados?! Falo em política salarial, em políticas públicas, enfim, a tudo que é requisito para a promoção da saúde do cidadão, que não é só o cuidado, mas também o cuidador.

              Na luta por esses direitos, ressalto a importância das representações pelos interesses do trabalhador e em especial pelos interesses do trabalhador da saúde, que não se resume no médico e que se estende a toda uma equipe multiprofissional, no exercício da interdisciplinaridade.

 

                                       Roseana de Carvalho Sampaio.

                                                  Maceió, 30/06/2014