Relato sobre a Discussão Acerca dos Usuários do Sus

0 votos

E preciso que se haja um surto epidêmico ou endêmico para que o Governo em meio a repercussão econômica ou social transforme- se em Alvo de Atenção. O texto de Datomini nos mostra que a história da Saúde Pública no Brasil contribuiu para a formação do Sistema de Saúde, beneficiando os usuários o que por sua vez transformou-se numa grande conquista.

Esse Sistema surgiu do resultado da luta pela Democratização da Saúde a qual foi criada por movimentos organizado por trabalhadores da Saúde, por Gestores e pela Sociedade Organizada.

Observando a opinião de alguns usuários do SUS, percebe-se a insatisfação destes com os serviços de Saúde ofertados pelo sistema, o que foi comprovado através de pesquisas. 

Segundo Martins (2011), dos usuários entrevistados, alguns não souberam responder o que significa o SUS, uns apresentaram um discurso com conotações positivas, alguns como conhecedores de um Sistema de Saúde Universal, outros consideraram o SUS como ótimo ou bom e muitos identificaram como um Plano de Saúde para os Pobres.

Embora muito se fale sobre o assunto, ainda se deixa muito a desejar, pois temos infelizmente um número considerável de usuários que deixam de ir em busca dos seus direitos por falta de conhecimento e esclarecimento. O local de Atendimento a Saúde Pública  precisa ser efetivamente um local em que se trabalhe  formas de humanização, onde os serviços prestados aos usuários passem por profissionais devidamente comprometidos com a política de Humanização e os princípios do SUS. A proposta do SUS precisa ser explorada e aprofundada em toda a sua amplitude e isso depende do comprometimento MEU, SEU, de  todos NÓS, brasileiros que luta pelo Sistema Único de Saúde – Direito de todos, dever do Estado.