Comentário sobre a Cartilha Clínica Ampliada e Compartilhada

0 votos

         A proposta de trabalho da Clínica Ampliada, constitui-se  numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques disciplinares. Reconhece as possibilidades de ação de todos os atores que compõem a equipe multiprofissional.

         Enfatiza a necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde tanto individual quanto coletivamente. Vai além dos limites da prática clínica centrada na doença. Prima por Equipes de Referência na construção de um Projeto Terapêutico Singular, percebendo além do que o sujeito apresenta de "igual", o que ele apresenta de "diferente", de singular, que leve a compreensão do processo saúde-doença.

          Ressalta a importância das Equipes de Referência e Apoio Matricial, para superar a racionalidade gerencial tradicional, verticalizada que gera um processo de trabalho fragmentado.

          Diz não as intervenções pontuais e isoladas. E mostra que doença e o corpo não estão dissociados da vida.

          A prática da Clínica Ampliada, visa ajudar o sujeito a reconhecer e aprender a lidar com os "eventos" de forma menos adoecedora.

          Sendo assim, não há como propor humanização da gestão e da atenção sem propor um equilíbrio maior de poderes nas relações entre os trabalhadores dentro da organização e na relação da organização com o usuário.