Política Nacional de Sangue e Hemoderivados e contribuição da Política Nacional de Humanização

12 votos

doe_sangue.jpg

Aconteceu nos dias 28 e 29 de julho, em São Paulo, a 12o Oficina de Qualificação de Triadores e Captadores de Sangue oferecida pela Coordenação da Política de Sangue e Hemoderivados/ Ministério da Saúde em parceria com Estados e Municípios do país.

A Política Nacional de Humanização é incluída para compor o debate no que diz respeito à questões de COMO organizar o serviço de forma a promover uma melhor integração da equipe envolvida com a Captação e Triagem de Doares do Sangue, e na SUPERAÇÃO dos limites para promover Acolhimento e MAIOR ADESÃO das pessoas na doação de sangue.

Neste universo de se aproximar da realidade do Processo de Trabalho vivenciado neste serviço de saúde, e das particularidades muito específicas acumuladas nos últimos 30 anos no que se refere ao tema da DOAÇÃO DE SANGUE no Brasil, nos deparamos com um contexto bastante complexo e desafiador para saúde.

Para além de aproximar diferentes profissionais (aproximar PESSOAS), e promover o compartilhar das funções que compõem o universo do TRABALHO no contexto dos Hemocentros, este Serviço de Saúde tem a missão de ALIMENTAR Bancos de Sangue com um componente humano de QUALIDADE, e que BROTA a partir de um movimento individual de SOLIDARIEDADE.

Nesta Oficina falamos muito sobre:

* Nossas compreensões relacionadas ao ATO DE DOAR SANGUE!

(Valorizamos que este É um ato cívico, solidário, de cuidado em saúde!)

* A necessidade de desenvolver habilidades comunicacionais para captar sangue de QUALIDADE e envolver as pessoas na MULTIPLICAÇÃO desta atitude.

(Como conciliar os critérios para doação de sangue & necessidade de sangue & DISPONIBILIDADE DE DOADORES & limites do serviço & classificação de INAPTIDÃO para doar sangue.. Desafios importantes!)

* Como a Epidemiologia tem contribuído para fortalecer a importancia de seguir e RESPEITAR os tantos CRITÉRIOS para doação de sangue. E de como tudo isso vem na avaliação do Triagista com o candidato à doação, da importancia desta atenção e cuidado durante avaliação clínica.

(Este também é um momento de acesso ao SUS, de possibilitar e potencializar a integração para dentro do serviço – VALORIZANDO O CORPO DE PROFISSIONAIS QUE ENVOLVEM ESTE TRABALHO, E QUE ELE PRECISA SER MUITO QUALIFICADO- & de como este serviço se integra à REDE de saúde do território).

* Que O ATO DE DOAR sangue envolve uma prática de PROMOÇÃO DE SAÚDE!

* A importancia de construir REDES: redes solidárias! rede de integração entre os serviços de saúde; rede de integração entre saúde e educação para potencializar o hábito e o conhecimento sobre a importancia da doação de sangue!

Enfim, toda essa discussão.

 

Ao final dos 2 dias de oficina, percebo a extrema importancia deste espaço: as pessoas participaram muito, expuseram suas dúvidas, reforçaram a importancia deste espaço de qualificação acontecer de forma mais contínua e incluindo a gestão dos serviços.

 

Volto da oficina percebendo que a PNH tem muito para contribuir com este tema TAMBÉM!

Seguimos em composição gente!