Campanha de Utilidade Pública: Roberto Requião Pode ter Câncer de Mama

14 votos

O Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, disse recentemente em programa na TV pública a seguinte "pérola": "A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é [em defesa] da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay",

 

A "piadinha" de conteúdo homofóbico esconde algo que talvez seja tão ruim quanto o preconceito, o seu irmão xipófago, o desconhecimento que se arvora em representação da verdade. Assim, devemos prestar alguns esclarecimerntos ao nosso querido governador Requião.

 

Os homens também podem desenvolver tumores na mama, sim governador, os homens também possuem mama, apenas é muito mais diminuta do que nas mulheres. As mamas que o senhor curiosamente deve ver nas paradas Gays podem ser obras de implantes de silicone ou terem sido desenvolvidas com o uso de hormônios femininos, ok governador? Além disso, parada gay não é só frequentada por homens governador. Muitas mulheres participam, sejam ou não de orientação homossexual.

 

Como no caso das mulheres, os índices de cura entre os homens estão diretamente correlacionados à precocidade do diagnóstico. Geralmente, esse tipo de câncer pode acometer homens na faixa dos 50 ou 60 anos. Assim governador, o fato do senhor presumivelmente não sair ou frequentar paradas gays não o isenta de pertencer a uma população com maior risco de ter a doença.

 

Infelizmente, a maioria dos homens acreditam que o câncer de mama é algo que diz respeito apenas às mulheres ou então, como afirma o governador do Paraná, seja decorrrência da participação de paradas gays. Assim, parte dos pacientes acometidos pelo câncer tende a procurar ajuda quando a doença se encontra mais avançada o que limita as possibildiades de cura. Por achar que nunca terá a doença, os homens não fazem o autoexame. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), surgem no Brasil pelo menos 250 casos de câncer de mama em homens todos os anos.

 

Dessa forma governador Requião, o câncer de mama é algo que pode acontecer com homens, mulheres ou com homens e mulheres que participem ou não de paradas Gays. Aliás, seria interessante um estudo que tentasse identificar se existe alguma correlação entre o câncer de mama masculino e o uso de transportes coletivos, tomar um cafezinho ou torcer para o Flamengo. Provavelmente qualquer um desses eventos, ou mesmo assistir ao Fantástico no domingo, não será um fator determinante para a ocorrência de câncer de mama entre a população máscula desse pais varonil.. 

 

Por isso caso o senhor queira desfraldar a bandeira arco-iris no ano que vem e participar de paradas Gays, fique a vontade. Com certeza, o senhor não terá câncer de mama por conta disso. Agora, cá entre nós. Faça o autoexame e consulte o seu profissional de saúde regularmente.