TRABALHO E REDES DE SAÚDE

0 votos

Curso de Formação de Apoiadores da PNH
Atividade de dispersão do 5º Módulo
Participante: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Malta

 

Durante muito tempo, a maioria das reclamações, dos insucessos, da precariedade dos serviços, sempre terminava recaindo na centralização e não transparência da administração dos setores públicos.    
Hoje, já percebesse nitidamente que para se alcançar, ou pelo, menos se aproximar do que se é almejado, o trabalho tem que ser articulado, entre serviço e sistema. Entre gestores e trabalhadores. Que até mesmo os trabalhadores entendam que também devem gerir, e por sua vez, os gestores assimilem a importância da co-responsabilização. Com isso, de um modo geral, fechamos aí, uma breve definição de Rede.
Pois, esta é a essência de todo o processo, principalmente, dentro do contexto da saúde. A rede articula os serviços e sistemas, as relações entre os envolvidos, ou seja, a tríplice aliança que é a base da  PNH. Pode-se dizer que a rede, é “o fazer junto”, “fazer com”. Sendo assim, para que de fato a Rede de Atenção a Saúde se estabeleça, é necessário assegurar os princípios de universalidade do acesso, equidade e integralidade. Porém, formar a rede e não possuir um local com espaços para debates coletivos, que envolva e que respeite a diversidade dos sujeitos e proporcione a participação efetiva nas práticas de cuidado e de gestão, estaremos contribuindo para que aconteça o rompimento da rede e consequentemente, contribuindo para o adoecimento do trabalhador da saúde.
Diante disto, a PNH entende, que é a maneira como estes atores que compõem a rede se relacionam e se organizam, o diferencial para que seus trabalhadores não venham a adoecer, mesmo diante de situações desgastantes física e emocionalmente. Pois, se estratégias forem desenvolvidas para que todos assumam a co-responsabilidade e contribuam com ações articuladas, que garantam a participação efetiva, não só dos que compõem a rede, mais também dos familiares, essas  vivencias proporcionaram uma jornada de trabalho salutar e consequentemente com bons resultados para os atores da tríplice inclusão.