COMO E PORQUE AS DESIGUADADES SOCIAIS FAZEM MAL A SAÚDE

0 votos

TEXTO: COMO E PORQUE AS DESIGUADADES SOCIAIS FAZEM MAL A SAÚDE
Rita Barradas Barata

Igualdade e desigualdade são conceitos de dimensões relativos onde são referidas as quantidades equivalentes e/ou distintas.
Equidades e inequidades são conceitos que expressam além da igualdade ou desigualdade quantitativa, uma avaliação moral relacionada com a noção de justiça social.
Raça ou etnia é uma importante dimensão que se relaciona de maneira complexa com a classe social, onde se reflete a distribuição de poder entre grupos sociais.
A autora relaciona evidência das relações entre etnia e saúde e mostra que os estudos não consegue separar os efeitos decorrentes da posição social do nível sócio econômico, das características culturais, de aspectos que poderiam ser decorrentes da discriminação e do racismo. Uma sociedade racista acaba por reproduzir e discriminação em toda a estrutura social, limita e restringe o desenvolvimento sócio econômico não apenas dos grupos determinantes, mas da sociedade como um todo.
As diferenças no aceso a serviços de saúde tem outro tipo de determinantes, além das condições sócias econômicas já assinaladas em relação ao estado de saúde, nas desigualdades no acesso a serviços importantes, também a configuração da política nacional de saúde, isto é, quais os princípios que a constituem, a forma de organização dos serviços e as formas de relação que se estabelecem entre clientela e profissionais de saúde.
No âmbito da política de saúde, os princípios de universalidade, integralidade e equidade que orientam a constituição do sistema de saúde brasileiro podem garantir acesso mais igualitário aos diferentes grupos sociais. Podemos comparar a situação observada em dois momentos distintos: um anterior a criação do SUS e outro posterior a sua existência.