Direitos humanos, direito de bandido?

0 votos

TEXTO: TRÊS TESES EQUIVOCADAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS
Direitos humanos, direito de bandido?
Oscar Vilhena Vieira

O texto nos fala sobre a Universalidade dos direitos onde toda a pessoa independentemente de sua condição social, econômica, social ou mesmo criminal, são sujeitos aos direitos humanos. Neste sentido bandido também tem direito humano, nos mostra também da afirmação falaciosa de que o movimento dos direitos humanos apenas se preocupa com o direito dos presos e suspeitos e despreza os direitos dos demais membros da comunidade.
O autor comenta sobre a incompatibilidade entre direitos humanos e segurança pública, onde o fundamento essencial da política é prevenção e repressão e que dependem de uma mesma coisa: informação.
Por mais que a tecnologia auxilie o trabalho das policias o que verdadeiramente favorece a prevenção policial de criminalidade é a boa informação.
A soberania só será legitima se capaz de respeitar os direitos das pessoas a soberania estar à serviço das pessoas, a soberania estar a serviço das pessoas e não dos Estados e que a democracia completa-se a inversão do sentido da soberania o cidadão é responsável pelo própria vida. Quando o Estado viola o direito de um cidadão é ele que estar agindo sobre a soberania popular.