Mod V – Resumo da cartilha Trabalho e Redes de Saúde

0 votos

O trabalhador de saúde nem sempre esta preparado para as dimensões subjetivas que surgem em meio a sua praticas, o comum é a realização do trabalho sendo baseada em definições pré-estabelecidas. A reduzida existência de espaços onde os trabalhadores se sintam confortáveis para troca de experiências junto ao engessamento do modo de trabalho acaba criando um ambiente padecedor.
     Fazer saúde é mais que simplesmente atender um doente é compreendê-lo como humano imperfeito e com necessidades maiores que um punhado de medicamentos, é entender que compartilhar experiências promove um ambiente de trabalho saudável implicando em melhoras não apenas para o usuário, mas para o trabalhador.
     A PHN busca novas relações entre trabalhadores de saúde, gestores e usuários que podem ser entendidas como uma busca por saúde. Nesta busca foi organizada a Comunidade Ampliada de Pesquisa que é um espaço de dialogo formado por usuários, gestores, trabalhadores, apoiadores e pesquisadores do campo da saúde, a importância dos diversos atores nessas CAP é a produção que se dá a partir dos diferentes saberes e práticas. São espaços coletivos onde há uma corresponsabilização com as mudanças almejadas. Onde a visão individualista da lugar a um coletivo que se engaja e que quer ver o SUS que dá certo crescer.