A segunda edição da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (repassando)

12 votos

A segunda edição da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) conta, pela primeira vez, com uma etapa virtual para elaboração de propostas sobre o tema. Até o dia 5 de setembro, qualquer pessoa interessada em contribuir com as políticas públicas voltadas para a área de Defesa Civil pode participar das discussões online. A 1ª Conferência Virtual ocorre por meio do Portal e-Democracia, e resultará no envio de até 10 princípios e 30 diretrizes para a etapa nacional da 2ª CNPDC, marcada para novembro, em Brasília.

A metodologia e sistematização da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil e de suas etapas preparatórias são realizadas com apoio do PNUD, por meio do Projeto de Gestão de Riscos de Desastres Naturais. Desde quinta-feira (28/8) até terça-feira, 2 de setembro, será realizada a etapa de escolha das propostas prioritárias. Nela, os participantes priorizam as ideias debatidas na fase anterior que irão compor o conjunto de princípios e diretrizes do caderno de propostas da etapa nacional.

Os fóruns foram divididos de acordo com os eixos temáticos da 2ª CNPDC: Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas Relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na Busca de Cidades Resilientes. Um fórum para debate de princípios e outro para comentários também foram organizados.

De 3 a 5 de setembro, estará disponível o questionário de avaliação da 1ª Conferência Virtual de Proteção e Defesa Civil. Além dos fóruns, especialistas e profissionais, que trabalham com proteção e defesa civil, falarão sobre temas de interesse nas salas de bate-papo. A agenda com a indicação dos profissionais e horários das conversas está disponível na comunidade da 1ª Conferência Virtual.

Sobre a 2ª CNPDC

Entre novembro de 2013 até junho de 2014, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil contabilizou a realização de mais de 1,8 mil conferências municipais/intermunicipais, 22 estaduais e 19 livres. A 2ª CNPDC tem a proposta de definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12). A etapa nacional será de 4 a 6 de novembro, em Brasília