Doenças raras no SUS e os avanços na atenção integral às pessoas

13 votos

Atenção humanizada e centrada nas pessoas. Esse é o primeiro princípio presente na Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, segundo a Portaria no 199 de 30 de janeiro de 2014 – que tem por base leis orgânicas, decretos e portarias vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Além de instituir a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, a Portaria 199/2014 prevê incentivos financeiros de custeio. Permite atingir objetivos específicos, que abrangem a garantia de universalidade, integridade e equidade das ações e serviços de saúde, norteadores do SUS.

Em março deste ano foi incluída assistência de especialistas de centros de referência do país aos pacientes com doenças raras. O Telessaúde Brasil Redes, com o uso da internet, telefone e videoconferência; permite comunicação de dados e orientações sobre temas que envolvem as doenças raras em tempo real.

Com a participação de governo, especialistas, associações, entidades e colaboradores tornam a atenção integral às pessoas com doenças raras no SUS presente. Uma vitória e infinitas possibilidades de consolidar a Política Nacional de Humanização a um indivíduo que é raro.

Quer conhecer um pouco mais sobre as doenças raras? Clique no link do vídeo, realizado por Daniela Amado Rabelo, e confira: https://youtu.be/RR1LqD_Te3U