Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS

15 votos

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS (PNH), tem como um dos principais objetivos colocar em prática os princípios do SUS em uma combinação de mudanças na maneira de atender e cuidar.
A PNH constrói um método de estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários onde haja uma interação entre esses grupos gerando uma construção de processos que envolvem um atendimento mais humanizado no qual serão compartilhados planos de ação para promover e disseminar inovações no modo de fazer saúde. Quando se cria uma relação melhor com o foco em entender a importância do papel de cada membro, os usuários não são apenas pacientes e os trabalhadores não só cumprem ordens, e assim, juntos, tornam um SUS mais humanizado que reconhece cada pessoa como cidadão de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção da saúde.
Também conhecido como HumanizaSus, a PNH está sendo colocada em prática em todo o País sendo observada as principais dificuldades no atendimento a saúde e tornando a cada dia experiências bem sucedidas no campo da humanização no qual é valorizado o fato de que entender, e dar o suporte adequado aos indivíduos também faz parte do tratamento de pessoas que já encontram-se  tão sensíveis  devido a algum problema de saúde.
Humanizar se traduz na inclusão das diferenças de gestão, cuidado e usuários. E as mudanças necessárias para o sucesso dessa prática são construídas de forma coletiva e compartilhada, no qual todos ganham, o usuário ao receber um atendimento digno feito por profissionais capacitados que reconhecem no seu trabalho um ato de amor ao cuidar do próximo, e os gestores e trabalhadores ao atender com satisfação, afeto e  realização profissional por fazer o que gosta.

       “HumanizaSus um ato de amor, cuidados e esperança.”