Política de Humanização: mais espaço para a valorização e democracia

16 votos

Trazer melhorias para a atuação do sistema de saúde pública do Brasil. Este é o objetivo da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, a PNH. Implantada em 2003, a Política, também conhecida como HumanizaSUS, veio  para democratizar a construção do Sistema Único de Saúde.

O conceito da PNH, como o próprio nome já diz, é a humanização. Em qualquer dicionário da língua portuguesa, o significado encontrado para a palavra humanização é: ato de humanizar, tornar humano. A proposta é exatamente esta. É valorizar tanto os gestores e trabalhadores, quanto os usuários do SUS, permitindo que todos contribuam para a melhoria e construção do Sistema.

Para garantir que esta transformação ocorra, profissionais de saúde põem em prática, diariamente, em todo o País, uma série de medidas. Um exemplo, é a avaliação e classificação do estado de saúde do paciente, para que ao chegar a um posto de atendimento da rede pública, seja atendido de forma adequada.

Uma das principais ferramentas utilizadas para a efetivação da Política Nacional de Humanização  é a Rede HumanizaSUS, um canal de comunicação utilizado para o compartilhamento de informações e opiniões sobre o tema. Qualquer pessoa pode participar da rede. É necessário apenas preencher um cadastro e pronto: é possível acompanhar e participar da construção e realização do sistema de saúde pública do País.