RHS povoada de comunicadores do SUS

29 votos

comunicacao__0.png

 

Já repararam que o  mês de setembro começou agitado na Rede HumanizaSUS?

Com a abertura de processo seletivo para contratar  um novo profissional de comunicação para a Política Nacional de Humanização, esse ciberespaSUS tem recebido diversos novos conteúdos e visões sobre a PNH, a partir do cadastro e atuação dos interessados no processo seletivo disparado na RHS.
Mais de 90 currículos foram encaminhados à PNH, e destes, 34 aceitaram o desafio de entrar na RHS e fazer um post sobre a Política Nacional de Humanização.

Ao longo de mais de  seis anos à frente das ações de comunicação da PNH, muito me alegra perceber que há tantos comunicadores comprometidos com o SUS que dá certo e interessados em divulgar isso. Entrei na PNH junto com a RHS, e minha relação hoje com o mundo de possibilidades que esta Rede possibilita para mim, vai além do exercício formal da atividade de gestão da comunicação. Por aqui, convivo quotidianamente com experiências singulares do SUS, com as críticas, com o debate qualificado e sinto como essas experiências transformam o meu olhar como comunicadora e pesquisadora do SUS. 

Pensando nisso, quando elaboramos o processo seletivo, expus a necessidade de recrutarmos COMUNICADORES, antes de se pensar na lógica cartesiana : "Contrata-se  assessor de comunicação, jornalista, publicitário ou relações públicas”.

É claro que as atividades a serem desenvolvidas pelo novo profissional a ingressar no time da PNH  envolvem a expertise na difícil área da comunicação, e dezenas de atividades burocráticas junto ao Ministério da Saúde e seus diferentes públicos, mas nosso desejo é instigar pessoas que, independente de sua formação, se sentem COMUNICADORES do SUS, gente comprometida com a saúde pública de todos e para todos, que se sente responsável e chamado a comunicar o SUS que dá certo.

Todos os participantes da RHS podem  também conhecer as ideias desse tanto de gente nova que quer fazer mais pelo SUS! Os posts dos comunicadores estão acessíveis neste link. 

Confesso que estou ansiosa para conversar com esses comunicadores, então aproveito para convida-los a debater nos comentários deste post o seguinte tema:

Afinal, todo profissional da saúde é um comunicador do SUS? Por que?

 

crédito da imagem – https://comunicasaude.blogspot.com.br