Novo comunicador da PNH amplifica a voz do SUS

18 votos

jp.jpg

João Paulo Soldati é o novo assessor de comunicação da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/MS). Soldati tem 32 anos e é de Muriaé (MG).

O comunicador passou por processo seletivo realizado aqui na Rede HumanizaSUS (RHS) em setembro, a análise de perfil levou em consideração além das expertises próprias, o poder de ativação dos diferentes coletivos do SUS por meio de um post  produzido aqui na RHS, tudo com a máxima transparência.

Antes de se formar em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2008, João Paulo foi locutor na Rádio Facom 103,9 FM, e redator na Produtora de Multimeios. No final de 2005, trancou o curso para fazer intercâmbio e estudar língua inglesa no Hunter College, em Nova Iorque. De volta ao Brasil, terminou a faculdade. Nos últimos cinco anos, foi assessor de imprensa no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), colaborou como repórter freelancer do portal de notícias da RedeTV!, foi apresentador do ‘Culto Circuito’ (programa de entrevistas semanal transmitido pela TVE Juiz de Fora) e consultor de comunicação na In Press Porter Novelli. No Futura, em 2013, trabalhou temporariamente como repórter para o Jornal Futura. No Canal Saúde (Fiocruz) foi repórter e roteirista freelancer do programa ‘Canal Saúde na Estrada’ onde realizou 14 reportagens, com 20 minutos de duração cada, focadas em projetos inovadores na área da saúde pública mostrando o SUS que dá certo. Durante a Copa do Mundo FIFA 2014, trabalhou como editor de texto do principal telejornal do SporTV.

“Acredito que passar por desafios profissionais assim que vai de assessoria de imprensa à TV, tanto na esfera pública, quanto privada, só acrescenta e me dá condições de entender melhor a linguagem de cada tipo de mídia”, conta.

Dentre as atividades desenvolvidas pela comunicação da PNH estão: a produção, redação  e edição de texto jornalístico; fotografia; clipping,  produção, redação, revisão e edição de boletim eletrônico; atualização de sites e blogs; planejamento editorial e revisão de publicações; gestão de projetos relacionados a material  impresso e produção  audiovisual e em rede;  e a ativação e mobilização de coletivos e eventos.  João agora integra a assessoria em parceria com a jornalista, Sheila Souza.

Soldati foi recebido pelo Núcleo Técnico da PNH na última segunda-feira (03), em Brasília (DF). “Aqui na PHN já senti que a equipe trabalha muito, o diálogo é sempre aberto e quero contribuir para que a área de comunicação cresça ainda mais institucionalmente”, conclui.

Texto e foto: Sheila Souza
*Equipe de Jornalismo e Comunicação da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)