Pacientes da UTI são submetidos ao ortostatismo

14 votos

unnamed_2.jpg

Hospital de Urgências de Anápolis Doutor Henrique Santillo (HUAna), implantou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a utilização da cama ortostática, uma maca que possibilita colocar pacientes na posição de pé, sem que haja necessidade de nenhuma colaboração ativa deste.

O aparelho pode ser utilizado por pacientes com estabilidade hemodinâmica, ou seja, pressão arterial controlada e fraturas estabelecidas sem implicação de submissão a cargas, mesmo respirando por aparelhos de forma primária.

De acordo com o coordenador de fisioterapia do HUAna, Leonardo Gusmão, o objetivo deste serviço é estimular um despertar  da pessoa internada na UTI, preparando-a assim para retomar uma qualidade de vida mais rápida. “Existem pacientes que permanecem na UTI por até seis meses e o ambiente favorece alguns agravantes para a qualidade de vida, portanto, a fisioterapia está atuante no retorno às atividades básicas de vida diária, como autocuidado, tomando sozinho seu banho, fazendo sua higienização e alimentação e atividades instrumentais, gerindo sua própria vida”, explica.

Ele ainda destaca que a cama ortostática possibilita ao paciente mesmo ainda submetido respiração por aparelhos, a possibilidade de ficar em pé fator que interfere em todo o sistema cardiovascular e respiratório, havendo consequentemente a melhora do sistema musculoesquelético, gastrointestinal e urinária.

Por conta dos benefícios gerados pelo aparelho, o coordenador anuncia que outras quatro unidades devem ser adquiridas até o fim deste ano.