Formação “de peso” para os gestores do DF

12 votos

 

 
Co-gestão no Hospital Municipal Odilon Behrens: um modo de fazer inclusivo e participativo. Este foi o tema da apresentação da secretária adjunta de saúde de Belo Horizonte, Suzana Rates durante a formação de gestores em saúde. A palestra para gestores de diferentes hospitais do Distrito Federal aconteceu no dia 29 de outubro, no Hospital de Base de Brasília e é parte dos trabalhos da Política Nacional de Humanização (PNH) na região centro-oeste. A médica, que tem no currículo a superintendência do Hospital Odilon Behrens (HOB), referência em humanização da saúde, trouxe até Brasília a sua experiência na implantação dos dispositivos da PNH no HOB (apresentação em anexo ).
 
A formação contou também com a participação do professor da Unicamp e pesquisador em humanização, Gastão Wagner, que critica a pouca autonomia dos hospitais no DF “ É preciso muito envolvimento dos gestores para a implantação dos dispositivos.“ diz. Em Brasília, o curso-intervenção acontecea partir da análise das dificuldades e entraves trazidas pelos trabalhadores e as soluções são construídas coletivamente. Nesta quarta-feira, 18 de novembro, ele recebe em Brasília a medalha de honra Oswaldo Cruz, pela excelência de seus serviços prestados à saúde pública brasileira.
“O prêmio simboliza que nosso trabalho teve avanços. Agendamos no SUS temas difíceis como a reorganização da clínica e do trabalho em saúde, cogestão, valorização da opinião do usuário” afirma ele que foi secretário municipal de saúde em Campinas por duas vezes e secretário executivo do Ministério da Saúde.
Formação “de peso” para o DF!