PAIDÉIA E A GESTÃO: INDICAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE O APOIO

0 votos

PAIDÉIA E A GESTÃO: INDICAÇÕES METODOLÓGICAS SOBRE O APOIO

Sobre o texto de Gastão, não se trata de uma proposta supressiva de outras funções gerenciais, mas de um modo complementar para realizar coordenação, planejamento, supervisão e avaliação do trabalho em equipe.
Em resumo, pode-se afirmar que o recurso de apoio procura fugir a tendência comum a várias escolas de gerência que intervém sobre os trabalhadores e não o fazendo de maneira interativa com eles.
O apoio parte do pressuposto de que as funções de gestão se exercem entre sujeitos, ainda que distintos graus de saber e de poder.
O Apoio  Paidéia procura compatibilidade estás três finalidades, reconhecendo que a gestão produz efeitos sobre os modos de ser e de proceder de trabalhadores e de usuários das organizações.
Assim a supervisão e avaliação deveriam envolver os próprios avaliados tanto na construção dos diagnósticos como na elaboração de novas formas de agir; ou seja, formas democráticas para coordenar e planejarão trabalho.
O Apoio Paidéia depende da instalação de alguma forma de co-gestào.
O termo Apoio indica uma pressão de fora, implica em trazer algo externo ao grupo que opera os processos de trabalho ou que recebem bens ou serviços.
O método Paidéia aplica-se à política de movimentos, procurando evitar a guerra de posição.
O método Paidéia é útil à construção de políticas de movimento, é particularmente útil  para se pensar a gestão das mais distintas práticas sociais.
Há diferenças no modo de realizar o apoio caso se ocupe um papel de Diretor, de apoiador externo, de trabalhador da ponta ou de membro de uma equipe.
Os apoiadores da ponta, em geral, e particularmente na área de serviços, saúde e educação, têm contato direto com os usuários.
A vida é o real concreto e ocorre no meio, já que o começo ou a origem sào para lembrança-história-e o futuro é fantasia pura.
Valeria aprofundar métodos para ofertar coisas e para incorporar as demandas da equipe e dos usuários.
O bom apoiador se autoriza a ser apoiado, dirige e é dirigido, comanda e é comandado pelos próprios companheiros de trabalho.

Valéria.