Aproximação dos Apoiadores da PNH em Maceió da equipe de Comunicação para parceria de trabalho

0 votos

Os Apoiadores da Pnh em Maceió buscaram recentemente uma parceria com o setor de Comunicação da SMS, para publicizar as ações desenvolvidas. Abaixo está a integra do primeiro trabalho realizado juntos, publicado no site da SMS/Maceió.

18/09/2014 – 18:24
SMS forma turma do curso de apoiadores da Política Nacional de Humanização

O Curso de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH) forma, nesta sexta-feira (19), quarenta e dois profissionais de saúde pública de Alagoas. O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é o de formar apoiadores institucionais capazes de compreender a complexa dinâmica da produção da tríade saúde – doença – atenção e de intervir sobre os problemas de gestão dos serviços e processos de trabalho em saúde com soluções criativas, tomando por referência a PNH.

Durante nove meses, os profissionais inscritos no curso passaram por nove módulos aprendendo, dentro do que preconiza a PNH, os conteúdos necessários as ações de saúde do projeto. Ao todo foram 180 horas de aula, sendo 144 de encontros presenciais e 36horas de atividades de dispersão.

Nessa sexta-feira (19) serão apresentados os projetos de intervenção dos cursistas concluintes para os seus gestores institucionais das Secretarias Municipais de Saúde de Cajueiro, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Marechal Deodoro, Pilar, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Todas as aulas do curso foram ministradas no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado à Rua Profº José da Silva Camerino, 291, Farol (antiga Rua Belo Horizonte), onde também ocorre o encerramento do evento, a partir das 8h.

Cartilha Humaniza SUS

O Ministério da Saúde lançou em o HumanizaSUS,  que representa a Política Nacional de Humanização (PNH) e tem como objetivo melhorar o SUS. A cartilha  HumanizaSUS elenca as seguintes inovações são:

Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;
Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;
Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;
Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.

Gésia Malheiros/Ascom/SMS

 

Disponível em: <https://www.maceio.al.gov.br/sms/noticias/sms-forma-turma-do-curso-de-apoiadores>, acesso 22/09/14.