O crack e a saúde metal

12 votos

Sou estudante de psicologia do 4° semestre da Faculdade Integrada de Santa Maria. Venho aqui falar um pouco sobre o crack e como esta questão está sendo tratada.

Há uma divulgação nos meios de comunicação que o crack é o mal maior que assola a sociedade brasileira que por causa dele (e me parece que as vezes divulgam como se fosse só por ele) que acontecem roubos, assassinatos e outros crimes. Porém sabe-se que há drogas licitas que são tão danosas quanto mas o olhar em que se querem ensinar sobre estes problemas sociais recai sobre o crack e seus usuários e não estou aqui defendendo o uso ou a venda desta droga, a movimentação que é feita para resolver esta questão é preocupante. Vende-se a ideia que o tratamento isolado em forma de internato seria a solução, retrocedendo ao tempo dos antigos manicomiais em que se depositava todo o tipo de pessoa que não se enquadrava nos padrões da boa sociedade.A saúde mental e esta problemática do crack deve ser trabalhada cada vez mais com a ideia de acolher em um ambiente multiprofissional e de escuta diferenciada cada tipo de situação, levando-se em conta o ambiente em que estas pessoas se encontram, a situação social, o ser humano deve ser visto em sua totalidade e não somente a patologia. Por isso politicas como consultório de rua e de redução de danos se fazem tão importantes para as modificações destes conceitos de tratamento e prevenção tão falados na luta antimanicomial. É uma oportunidade para o usuário de receber  um tratamento que leve em conta o seu contexto de vida e principalmente para o profissional que ganhará novas experiências no contato com o ambiente em que estas pessoas estão inseridas e propor uma terapêutica menos agressiva em que até pode ser mais lenta porém eficaz dentro da realidade possível, contribuído para uma conscientização sobre os malefícios causados por essas drogas e através destes usuários estas informações serem divulgadas para outros tantos ampliando o benefício e o poder de alcance.

Deixo aqui de sugestão o filme O bicho de sete cabeças que retrata um pouco deste assunto. Obrigada pela oportunidade até a próxima.