A crítica realidade socioeconômica no Brasil

13 votos

desigualdade_social.jpg

Constitui-se como significativo observar os principais problemas socioeconômicos observados em grande parte dos países, especialmente nas economias menos desenvolvidas, é a presença da elevada desigualdade de renda e nível de pobreza. No Brasil, essas questões são particularmente importantes uma vez que o país apresenta uma das piores distribuições de renda do mundo.
Nesse contexto, dá-se a importância de considerar a relação existente entre o estado de saúde, distribuição de rendimentos e nível de pobreza no Brasil, mais especificamente, avaliar em que medida o estado de saúde impacta na distribuição de rendimentos e nível de pobreza da população.
Os principais resultados a partir de dados obtidos da PNAD 98, apontam que o estado de saúde afeta a distribuição de renda e o nível de pobreza, apoiando a hipótese de que as perdas de rendimentos decorrentes de um estado de saúde precário, associadas à presença de desigualdades sociais em saúde, contribuem para aumentar a desigualdade de renda e nível de pobreza observada no Brasil.