Grupo humano, demasiadamente humano

14 votos

img_5910.jpg

A assistência aos pacientes de um  hospital pode e deve ser feita de forma humanizada. Parece redundante humanizar o humano mas, nas práticas, é comum  deixar de lado este certo reconhecimento de que somos o outro. O  grupo de humanização teve seu início depois de seis meses de formação, tornando-se o primeiro grupo de Educação Permanente do hospital Montenegro.
O  grupo de humanização teve seu início depois de seis meses. Foi um grupo em formação e de formação. No processo levou-se em conta: momento do si mesmo, dois meses; momento da compreensão de si e do outro: dois meses;momento da conclusão: mais dois meses.

img_5932.jpg

Funcionários dos diversos setores estiveram conversando, participando de atividades, de reflexões para, ao final, proporem projetos para a humanização dos aspectos da assistência e das relações de trabalho.Foram considerados “formados” os que apresentaram projetos a serem desenvolvidos. Os projetos foram: Grupo de teatro da instituição, com funcionários; grupo para trabalhar o tom de voz e forma de falar, nos setores do hospital; grupo dos aniversários, que estarão nos setores parabenizando e entregando uma lembrancinha aos pacientes e funcionários que estão de aniversário; grupo das datas comemorativas, que estará lembrando dos dias: do eletricista, do médico, da enfermeira e outros; projeto “ternura”, um personagem que estará passeando (irreconhecível), uma hora por semana pela instituição, entregando brindes trazidos na sua mala intitulada “ coisas do coração”. Ao  final de sua uma hora, escreverá no diário de bordo, onde foi, o que fez e entregará sua roupa à outra pessoa, escolhida pelo colega, para na próxima semana continuar o trabalho.

img_6014.jpg

img_6015.jpg

O grupo de humanização , pensado como grupo de Educação Permanente, faz valer a verdade de cada um como dispositivo para propor e realizar algo, sendo esta a melhor forma de reconhecimento deste “humano, demasiadamente humano”. É a arte do protagonismo porque somos autores do que fazemos e do que deixamos de fazer. As  ações  de humanização vindas de cada um determinam uma mudança subjetiva e de desejo, passível de resgatar o sujeito na sua possibilidade.O II grupo de humanização já tem 30 inscritos.Isso desencadeia, perpetua e integra a ação ao reconhecimento da necessidade, a razão ao desejo, o humano às pessoas, porque causa adoecimento não poder ser gente.

img_6018.jpg

Neste momento, forma-se o segundo grupo de humanização com os projetos: Abraço grátis, Tenda da palavra, Bebês HM,Viva Melhor!