TEMOS UM MÉDICO DENTRO DE NÓS | Múcio Morais

5 votos

TEMOS UM MÉDICO DENTRO DE NÓS

No processo terapêutico, e no que considero o seu mais intenso fator, a relação “médico/equipe x paciente” tenho percebido ao logo dos anos, trabalhando com públicos de diversas idades e origens, conversando, aconselhando, aprendendo e convivendo, a uma exploração mais aprofundada da conexão mente-corpo (lendo, inclusive alguns livros do Dr. Daniel Redwood, Robert Diltz e outros),

Do ponto de vista filosófico, espiritual e pessoal deveria haver  muitas influências na prática médica, isso porque a cada nova descoberta, a cada evolução, descobre-se que o centro de orientação humana (a mente e seu complexo sistema) tem muito mais poder do que se imagina.

A velha e boa medicina mecânica de todo dia, medicina técnica ortodoxa. Medicamentos, cirurgia e aplicações está se tornando  uma medicina “quase inadequada” se praticada exclusivamente nessa forma.  Em todas as vezes que falamos em situações envolvendo mente e corpo numa pessoa, estamos falando em uma “Mente” que afeta um cérebro, afetando um corpo, para o bem ou para o mal. É preciso então dar um enfoque filosófico-emocional ao caso, e nesse rumo caminhar terapeuticamente.

O presente com toda nossa tecnologia e evolução humana é a prática de uma medicina envolvendo mente e corpo. Percebendo, além, uma mente individual, formada por experiências particulares, com crenças e juízo de valores próprios, uma mente localizada no cérebro ou no corpo. É uma mente possivelmente afetando o corpo, através do pensamento e das crenças e limitantes.

Porque algumas terapias não funcionam? Simplesmente porque os pacientes não acreditam. Não foram trabalhados para isso. Não foram percebidos em seus limites, inclusive de crer nas orientações médicas: Por quê? Faltou-lhes a re-educação para a cura; Faltou a intervenção filosófico-emocional; Dá trabalho? Sem duvidas, mas também dá resultados.

Medicina não é uma ciência exata, como a física. E isso não deve ser motivo para um caso de complexo de inferioridade. Por volta de 1860, a década em que Lewis Thomas disse que a medicina se tornou uma ciência, a medicina queria incorporar a precisão e a previsibilidade das ciências exatas, cujo exemplo mais espetacular é a física. Mas sua inexatidão é verdadeira não só para a medicina, mas também para a economia, educação, psicologia e psiquiatria, muitas das ciências mais “flexíveis.” Ter procedimento único, padronizado, engessado, pode comprometer seriamente as ações médicas que necessitam, e isso deveria ser obvio tratar da individualidade, em especial das questões envolvendo a experiência subjetiva do paciente.

Daí me pergunto: Porque muitos profissionais da saúde procedem como se fossem “físicos” tratando de fenômenos totalmente previsíveis e explicáveis? Porque muitos procedimentos são tão padronizados que fazem com que o paciente perceba muito mais a indiferença do que a atenção? Porque, como uma mira a laser, muitos profissionais focam exclusivamente no “ponto a ser tratado” esquecendo-se de que em torno do ponto existe um ser, uma mente, uma experiência única, uma força extraordinária que pode, se bem estimulada, fazer a maior parte do trabalho de cura?

Vivemos hoje uma grande mudança de paradigma, estamos desenvolvendo a ciência até o seu extremo lógico e isso será um grande bem para a humanidade.

Penso que a natureza do empenho científico está mudando.  Estamos começando a enfocar o subjetivo, em especial o que a mente pode fazer, coisa que a ciência anteriormente não considerava passível de exploração. Foi criado um tremendo campo de batalha no interior da ciência ortodoxa. Existe uma frase famosa de um cientista:

“Isto é o tipo de coisa na qual eu não acreditaria mesmo se fosse verdadeiro.”

Porém mesmo assim essas novas descobertas são científicas, (ainda que feitas empiricamente no dia a dia dos hospitais e consultórios)  À medida que a ciência muda, focalizando diferentes temas subjetivos, isto cria uma incrível possibilidade para a humanidade. Fatos, bons fatos e isto não vai se perder. Ainda que muitos agentes da medicina ainda insistam que são “mecânicos do corpo”.

Não me entendam mal, não estou renunciando às descobertas médicas, às novas técnicas cirúrgicas, aos novos medicamentos cada dia mais eficientes e confiáveis; Não desacredito dos estudos científicos, da competência e experiência da prática médica, isso é formidável, é excepcional e o Brasil é um celeiro de grandes médicos; Meu intuito apenas é, como estudioso do comportamento humano o de levar minha contribuição no sentido de agregar valor e eficácia ao que já é extraordinariamente bem feito na medicina Brasileira.

Sucesso!

Prof. Múcio Morais