III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL. Loucura, diversidades e políticas públicas: cuidados e enfrentamentos

11 votos

  Acontecerá entre os dias 07 a 10 de Outubro, no campus Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos-SP, o III Congresso Internacional de Saúde Mental com o tema “Loucura, diversidades e políticas públicas: cuidados e enfrentamentos no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial”.
   Em sua terceira edição, o evento propõe realizar debates nos mais diversos âmbitos do campo da Saúde Mental, com o objetivo de ampliar as reflexões e ações sobre a temática e dar visibilidade a posturas críticas no âmbito das Políticas Públicas de Saúde.
   O evento, organizado pelo curso de Psicologia das FIO com apoio do Conselho Regional de Psicologia – Subsede Assis-SP, terá a presença de pesquisadores e intelectuais de diferentes partes do país e do mundo. O primeiro dia do evento contará com a presença do Dr. Marcelo Kimati, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR, que apresentará discussões junto a Domiciano Siqueira, da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), além do Dr. Raúl Gil Sanchez de Havana-Cuba, docente da Universidade Médica de Havana e chefe da psiquiatria no Ministério da Saúde Pública de Cuba (2007-2012). No segundo dia, as discussões serão apresentadas pela Dra. Renata Paparelli, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, pela Dra. Ana Magnólia Mendes, professora do curso de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e pela Dra. Dominique Lhuilier de Paris-França, pesquisadora em psicossociologia clínica do trabalho e das organizações de Paris-França. O terceiro dia terá debates com a Dra. Maria Aparecida Moysés, professora da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, que apresentará discussões junto a Dra. Cecília Collares, professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, além da Dra. Maria Noel Míguez de Montevidéo-Uruguai, professora da Universidade da República do Uruguai. E no último dia, o evento terá a presença da Dra. Alicia Lo Giúdice de Buenos Aires-Argentina, docente da Universidade de Buenos Aires-Argentina, do Dr. Eduardo Mendes Ribeiro, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Dr. Abílio Costa-Rosa, professor do curso de Psicologia da UNESP-Assis.
   Devido a grande procura pelas inscrições, o evento reunirá congressistas de diferentes partes do país, profissionais, gestores e técnicos das áreas da saúde, educação e assistência social, além de estudantes da graduação e pós-graduação e militantes de movimentos sociais atuantes na área da saúde. O congresso terá diferentes espaços para discussões e relatos de experiências, com apresentações de trabalhos científicos, minicursos, mesas redondas e simpósios.
   Com intuito de fortalecer a implementação de Políticas Públicas de Saúde também na região do sudoeste paulista, pretende-se constituir novos debates, experiências e estratégias que visem a participação de toda a sociedade na busca de uma melhor compreensão da amplitude do campo da Saúde Mental, para o fortalecimento da luta pelo exercício da cidadania e pela garantia da autonomia e de direitos de sujeitos em sofrimento psíquico.
  Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.fio.edu.br/saudemental