As melhores notícias do SUS

12 votos

comunicacao.jpg

Caros Amigos,
  Gostaria de convidá-los para conhecer ou revisitar os arquivos de “Pauta da Imprensa”, no canal “Área da PNH" aqui da rede.   Tenho conhecido muita gente interessante desde que comecei a produzir essas pautas que visam divulgar o trabalho da PNH e os projetos exitosos do SUS.   Esse trabalho começou em março de 2014. Sabia que aprenderia muito, mas nunca imaginei o quanto poderia me surpreender e emocionar ao conhecer as pessoas que fazem o SUS. Muitas dessas pessoas e suas experiências estão presentes aqui na RHS e são conhecidas de vocês. A pauta da Tenda do Conto é um exemplo disso, bem como os textos que falam da Rede Cegonha, do parto humanizado, dos direitos do usuário.
Recentemente, tive a chance de entrevistar por telefone o Sr. Israel Fernandes da Rocha. Eu não conseguia desligar.  Aos 82 anos, esse agricultor, conhecedor de ervas, entregador de leite e filho de parteira, tornou-se presidente do Conselho Local de Saúde do Bairro Luiz Fogliatto em Ijuí, interior do Rio Grande do Sul. Que figura! Só de falar com ele já senti minha saúde melhorar. Acabei fazendo um texto enorme, tive que cortar alguns causos que ele me contou. Por exemplo, o dia em que ele viu, numa reunião, um médico brasileiro provocar uma médica cubana do Programa Mais Médicos:  “Ele perguntou para a médica como ela conseguiria atuar aqui,  com tantas diferenças, pois Cuba é comunista e o Brasil é capitalista. Ora, a médica respondeu que não trabalhava com o capitalismo nem com o comunismo, trabalhava com pessoas e isso era universal.”  (Leia mais na pauta “Gestão Participativa”).  São personagens como o Seu Israel que mostram como o afeto conta, interfere na vida e na notícia. Tudo o que nos afeta tira a burocracia das palavras, enche as benditas de vida. O afeto é a saúde das palavras.
Outro dia, numa reunião de trabalho, disparávamos ideias a esmo,  em volta da palavra “cura”. Pensei: são as pessoas que curam as pessoas.   Promover esse encontro vital é tudo o que o Núcleo de Agenciamento de Notícias da PNH quer fazer. A gente só consegue porque tem apoio da RHS, da TVT e de toda equipe de comunicação da PNH, de seus consultores e apoiadores em todo país. É muita gente bacana ralando para que a comunicação também se humanize. E o desafio é mostrar as boas novas do SUS, sem deixar de lado sua carga de conflitos, sua dor, os pontos em que deve e deseja avançar.
   Reitero o convite: visitem o arquivo de pautas. As histórias que estão lá são de vocês. Elas nascem e crescem no cotidiano da produção de saúde.