O Fórum CONSTRUINDO VIDAS DESPATOLOGIZADAS terá transmissão on line pela redehumanizasus.net

18 votos

 

10635920_317223055115640_2305113866303092914_n.jpg

A Sala de Eventos da Rede Humaniza SUS é um espaço aberto para a proposição e divulgação de eventos interativos aos coletivos que tenham a humanização da saúde como horizonte ético.

Conhecida por seus webinários, seminários virtuais, a nossa sala transmitirá proximamente o fórum CONSTRUINDO VIDAS DESPATOLOGIZADAS no período de 14 a 17 de outubro na UNICAMP.

O movimento pela construção de alternativas ao processo de medicalização da vida vem se consolidando nacional e internacionalmente, numa busca por novos modos de viver e tratar as questões ligadas à saúde no contemporâneo. A RHS é uma das frentes que se alia a estas novas formas de ativismo pela afirmação de vida.

E os temas do evento nos dão a exata noção dos valores em jogo:

Táticas de produção e sustentação do Humano em nós: por uma rede de cuidados despatologizantes;

Viver é preciso, controlar não é preciso;

A genética na encruzilhada entre os direitos humanos e a medicalização da vida;

Desconstruindo álibis da violência contra crianças e adolescentes;

El encuentro medico-paciente: entre acojer um sujeto sufriente y reparar una maquina descompuesta;

La medicalización y el consumismo: medicalización de la sociedad y desmedicalización del arte;

Dialogo entre la práxis y la reflexión: donde, como, quién?

10685350_847869398591701_8525490351129865878_n.png

 

A abertura será feita pela deputada Maria do Rosário, ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  

 

Com a difusão pela RHS, o evento ganhará visibilidade para um público altamente interessado. A Rede Humaniza SUS completou seis anos em 2014 e tem mais de 30 mil usuários. Ela é um dispositivo da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, cuja missão é criar uma esfera pública para discutir problemas e soluções do SUS.

De acordo com Patrícia Silva, uma das editoras da RHS, os debates transmitidos pela sala de eventos têm interatividade, mas a participação nos chats fica a critério dos coordenadores dos eventos – que podem abrir ou não o chat para perguntas dos internautas. 

“A proposta da RHS é ofertar uma ferramenta de fácil acesso para transmissão de eventos ligados a saúde coletiva e humanização”, diz ela, lembrando que a sala está aberta a qualquer usuário da RHS que tenha condições de gerar as imagens de seus eventos (câmera, notebook, som e internet rápida). Basta agendar com a equipe da RHS fazendo contato pelo formulário de contato da rede.

 

     site.jpg