ENCONTRANDO E ENCANTANDO CENÁRIOS DA CAPACIDADE INSTALADA/MC NOS DISTRITOS SANITARIOS DE NATAL/RN.

11 votos

I. INTRODUÇÃO

      Este projeto de intervenção foi realizado durante o estagio supervisionado do curso de Gestao em Sistemas e Serviços de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvido por mim, como concluinte do 8º período, realizada nos cinco distritos sanitários  que compõe o sistema municipal de saúde de Natal/RN. O referido estágio é coordenado pela Profª. Themis Xavier/UFRN, sob a tutoria dos professores Ana Tânia Sampaio/UFRN e José Vilton/UFRN, preceptoria da gerente do Departamento de Atenção Especializada da SMS/Natal-RN, Alanny Moutinho.

 

II. JUSTIFICATIVA

      Considerando a importância da média complexidade como um os níveis de densidade tecnológica da rede de atenção, percebeu-se a fragilidade existente em relação ao controle dos equipamentos existentes nos serviços de atenção especializada que compõem os cinco distritos sanitários do sistema municipal de saúde de Natal/RN. Neste sentido, entendendo a importância do mapa da saúde como instrumento de planejamento da rede de atenção e a necessidade de uma descrição geográfica da distribuição das ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS, considerando ainda a importância da gestão poder acompanhar um cenário vivo e real da situação dos equipamentos nos serviços que compõem a média complexidade, apresentou-se este projeto como uma alternativa que pode aumentar a eficiência, eficácia dos procedimentos e o acesso dos usuários a média complexidade. 

 

III. OBJETIVOS

       Permitir o acompanhamento e monitoramento dos equipamentos de média complexidade existente em cada Distrito Sanitário vinculados ao Departamento de Atenção Especializada da SMS/ Natal.

 

IV. METODOLOGIA

1º Passo: Solicitado através de memorando, aos gerentes dos serviços de média complexidade, o levantamento dos equipamentos existentes nos serviços.

2o Passo: Realizar diagnostico situacional dos equipamentos: Hospital dos Pescadores; Unidade de Pronto Atendimento Infantil Dra. Sandra Celeste; Centro de Saúde Reprodutivo Prof. Leide Morais; Maternidade Prof. Leide Morais; Maternidade e Unidade Mista – Felipe Camarão; Unidade Mista – Quintas; Unidade Mista – Mãe Luiza; Policlínica Sul; Policlínica Norte; Policlínica Oeste; Policlínica Leste (Zeca Passos); Unidades de Pronto Atendimento (UPA); Centro de Especialidades Odontologicas(CEO).

3º Passo: Mantivemos Contato com a Unidade Setorial de Informática(USINFO), para possível realização do que foi proposto.

4º Passo: Inserção do monitoramento dos equipamentos de média complexidade das Unidades no Gestion Libre de Parque Informatique.

 

V.RESULTADOS

Espera-se com esse projeto que seja viabilizado um sistema de chamado para conserto, manutenção, utilidade do equipamento, monitoramento, controle e avaliação. Sendo assim, um futuro cadastro no computador das unidades com login e senha, teria o chamado feito individualmente, chegando a notificação diretamente no sistema do DAE. Havendo a solicitação da vistoria do equipamento e podendo acompanhar se efetivado o que foi solicitado.

 

VI. CONCLUSÃO

De acordo com o que foi visto durante o estagio na secretaria municipal de saúde, foi observado que há a necessidade de acompanhamento dos equipamentos existentes em cada unidade,  com objetivo de existir uma efetiva articulação entre as próprias unidades e também, cada vez mais a efetivação das  redes.

 

 

aba_dos_chamados.pngaba_dos_dispositivos.pngacompanhamento.pngadicionar_local.png
 adicionar_local1.pngadicionar_nova_tarefa.pngcadastramento_de_unidades.pngcadastrando_equipamentos.pngdispositivo-_lista_dos_equipamentos_adicionados.pngestatisca_das_solicitacoes.pnghistorico.pngpagina_inicial_apos_login_-_notifica_o_chamado_n.pngsolicitacaodechamado3.pngtarefa_realizada.pngvisualizar_chamados.pngwp_20141020_002.jpgfim.jpg