Agenda Estratégica: Inovação para uma Gestão Participativa

16 votos

I – Introdução

Esta intervenção foi realizada durante o Estágio Supervisionado do Curso de  Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, desenvolvida por Laiane Graziela Paulino da Costa aluna do 8 º período, realizada na Secretaria Municipal de Saúde, no município de Natal/Rio Grande do Norte (RN), coordenado pela profª.Dra Themis Xavier, sob a tutoria da Profª Ana Tânia Lopes Sampaio e José Vilton Costa e preceptoria de Juliana da Costa Medeiros e Cipriano Maia de Vasconcelos.
A gestão participativa é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo. Desse modo, é uma diretriz ética e política que visa motivar e educar os trabalhadores. O modelo de gestão que estamos propondo é centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva (planeja quem executa) e em colegiados que garantem que o poder seja de fato compartilhado, por meio de análises, decisões e avaliações construídas coletivamente.
A intervenção surgiu a partir da identificação da dificuldade do cumprimento dos compromissos assumidos com a gestão, onde muitos deles adormeciam nos espaços de discussão. Além disso, poderá funcionar como aprimoramento nos instrumentos de monitoramento que muito se perdiam em apenas anotações em papel, como também possibilitará a valorização e participação  de todos os profissionais na execução do que foi planejado.

II – Metodologia

Inicialmente foi realizada uma busca na internet junto a Unidade Setorial de Informática da SMS, algumas ferramentas que atendessem o que foi proposto e suportasse as necessidades. A ferramenta escolhida foi “ Redmine”,  passamos a estuda-la e  adaptamos a nossa realidade. Logo após foi apresentada aos gestores de forma que pudesse sensibiliza-los para o uso da ferramenta.

III – Considerações finais/ Resultados esperados

Esta agenda estratégica tem como principal objetivo a inovação gerencial pela busca de espaços/canais de discussão e diálogo, no sentido de esforços em comum para a produção de ações estratégicas de modo que permita uma correlação com as práticas e processo do monitoramento e avaliação.  A metodologia utilizada incorporou a ferramenta Redmine que permite o monitoramento e avaliação para acompanhamento dos resultados.

 

slide3.jpgslide4.jpgslide8.jpgslide9.jpgslide10.jpgslide11.jpgslide12.jpgslide13.jpgslide15.jpgslide16.jpgaltaioxw8lyp2x0-qd572zgkepnzuuhb1m8xts71oqlpvlm1.jpg