Ebola: profissionais do HRO participaram da capacitação

15 votos

Mais de 80 profissionais de saúde participaram entre os dias 13 a 20 de outubro de capacitação em atendimentos a pacientes suspeitos ou contaminados pelo vírus Ebola. O HRO através do Núcleo hospitalar epidemiologia e o Serviço Controle de Infecção proferiu palestra através do médico infeciologista Hugo Noal e o enfermeiro Paulo César da Silva, coordenador do Serviço de Controle e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS).

Os dois profissionais ministraram palestra para equipes multiprofissionais, cujo tema fora: doença causada pelo vírus Ebola. Na ocasião foram abordados os principais sintomas, formas de transmissão e uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

De acordo com o médico infectologista Hugo Noal, o risco do surgimento de casos é baixo porém real. Isso exige que as equipes estejam preparadas para atender pacientes de casos suspeitos ou confirmados que por ventura vier a aparecer. Diante de qualquer caso dessa natureza, as equipes estarão preparadas para agir de acordo com protocolo e normas diante de casos suspeitos ou confirmados, os quais devem ser encaminhados para hospitais de referência.