Antropólogo reforça equipe da PNH em Brasília

20 votos

No último dia 20, Gabriel Mesquita passou a compor a equipe do Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/MS). Gabriel tem 29 anos e nasceu na capital federal.

dsc_2181.jpg

“Estou muito feliz por entrar nessa roda! A PNH, tanto por suas diretrizes quanto pela equipe envolvida no território e dentro do Ministério, é um espaço privilegiado para participar dessa construção coletiva de fazer saúde”, conta Mesquita. 

Formado em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), Gabriel atuou nos últimos 12 anos em diversos movimentos sociais. Fez parte do coletivo de projetos do MST em meados dos anos 2000, atuou em projetos sociais junto a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), em especial com a população Trans e com jovens vivendo com HIV/Aids. Recentemente, se engajou na Campanha Nacional pelo Direito à Educação nas frentes de mobilização, articulação e comunicação da rede da Campanha. Em 2014, participou da sistematização para a avaliação da política da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, do Ministério da Saúde (RAS/MS).

Mesquita afirma que a construção de um sistema de saúde mais justo e  igualitário envolve a participação de usuários e trabalhadores do SUS. “Acredito e luto pelo Sistema Único de Saúde que dá certo, pela aplicação de seus preceitos norteadores e num sistema de saúde mais inteligível para gestores, trabalhadores e usuários”, destaca.

Texto e foto: João Paulo Soldati
*Equipe de Jornalismo e Comunicação da Política Nacional de Humanização (PNH/MS)