“Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”

16 votos

conselho_nac_de_saude_2.jpg

 

Este é o tema da 15a Conferência Nacional de Saúde, que será realizada daqui a um ano, de 27 a 30 de novembro de 2015. 

A mobilização para construção desse espaço de participação social já começou. Na semana passada, uma Oficina de Comunicação reuniu  pesquisadores, conselheiros estaduais, jornalistas, estudantes e Ministério da Saúde, entre outros  para refletir como ampliar a visibilidade da Conferência e traduzi-la para a população.

Na abertura, a presidente do Conselho Nacional de Saúde Maria do Socorro de Sousa apresentou uma novidade pré-conferencia: a avaliação participativa sobre a situação de saúde do Brasil, que deve ser mobilizada pelos conselhos estaduais e municipais pelo País desde já, e lembrou que a Conferência não é patrimônio dos conselhos, mas do povo brasileiro.

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Paulo Gadelha defendeu que as conferências não podem ser rituais, mas devem ter a capacidade de mobilizar a população em defesa do SUS. "É preciso reencantar as pessoas pelo SUS", afirmou.

Na programação, as falas de pesquisadoras com Inesita Araújo, da Fiocruz e Valeria Mendonça da Universidade de Brasília  trouxeram contribuições teóricas e metodológicas sobre o tema da comunicação em saúde. Profissionais de comunicação como Leandro Fortes, da  revista Carta Capital, Marcia Corrêa do Canal Saúde , e outros ligados a mídias alternativas apresentaram a sua visão sobre o momento atual da comunicação no Brasil e propuseram novas formas de dar visibilidade à 15 a Conferência.

Ao final da Oficina, os participantes se organizaram em grupos por região geográfica e apresentaram propostas práticas de atuação para garantir essa visibilidade.

Sugeri que houvesse aproximação e parceria entre o Conselho Nacional de Saúde e a Rede HumanizaSUS considerando a capilaridade desta rede e a possibilidade de mobilização que os que aqui habitam podem fazer em seus municípios. Fica a dica, gente! 

🙂

foto_conselho_nacional_de_saude_.jpg

A oficina foi promovida pelo Canal Saude da Fiocruz e Conselho Nacional de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Rio de Janeiro – RJ. Outras informações podem ser acessadas aqui.

 

Fotos: CNS