Parto Normal na Rede Suplementar é o tema de programa de TV

11 votos

cesarianas_privada.png

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceram novas normas para estimular o parto normal nos planos de saúde e, com isso, reduzir o número de cesarianas desnecessárias. A partir dessa medida, o Sala de Convidados vai debater, na próxima terça-feira (20), às 11h, no Canal Saúde, o parto normal na rede suplementar, em uma edição excepcionalmente gravada.

O programa vai detalhar o que o Ministério da Saúde e a ANS estão fazendo para incentivar os partos normais na saúde suplementar e explicar as novas regras que ampliam o acesso à informação para consumidoras de planos de saúde. O número de cesarianas no Brasil, que é de 40% na rede pública e chega a 84% na rede suplementar, está bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15%.

As convidadas Adriana Mota, socióloga e feminista do Movimento de Mulheres; Karla Coelho, gerente de Assistência à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Silvana Granado, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) vão discutir por que o índice de cesarianas feitas por planos de saúde no Brasil chegou a um percentual tão elevado e qual deve ser a eficácia das medidas propostas para reduzir estes números.

O Sala de Convidados também vai esclarecer por que a epidemia de partos cirúrgicos é um problema para a saúde pública e explicar as características dos diferentes tipos de partos e suas consequências para a saúde da mãe e do bebê. Não perca!

Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail [email protected] ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: https://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.