VER-SUS Alagoas

12 votos

É urgente a necessidade de rediscutir a formação dos profissionais do campo da saúde. O VER-SUS é um dispositivo estratégico para sensibilizar os estudantes da graduação na construção do perfil formativo convergente com os princípios éticos e políticos do SUS!

Vale a pena ir conferindo o que os estudantes estão produzindo em Arapiraca!

Parabéns ao Coletivo VER-SUS Arapiraca!

versus.jpg

 

É com muita amorosidade e afeto que vamos cotidianamente fazendo o SUS dá certo!

 

Sobre a experiência em Alagoas!

 

VER-SUS (vivências e estágios na realidade do SUS) é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida, UNE, Rede Governo Colaborativa/UFRGS e CONASS, CONASEMS.

Constitui-se como um importante espaço de aprendizagem no cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

A primeira versão VER-SUS Alagoas foi realizada em 2007 como proposta de vivência apoiado pela Universidade Federal de Alagoas com alguns integrantes do corpo docente da UFAL, tendo como objetivo a realização de um contato maior do estudante de saúde com o SUS.

Após 7 anos o VER-SUS ressurge com uma nova proposta e em um modelo organizado por alunos, profissionais de saúde, professores, gestão da saúde e movimentos sociais com o objetivo de tornar a vivência mais intensa e estimulante. Estão envolvidos na construção do projeto graduandos de diversos cursos da saúde e de diferentes instituições de ensino com o apoio do Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas, da Secretaria de Saúde de Arapiraca, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e do PIPAS (Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde/Psicologia/CESMAC).

A proposta do VER-SUS Alagoas verão 2015 tem como objetivo auxiliar na formação dos estudantes na ampliação do conhecimento nas problemáticas do Sistema Único de Saúde, facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes.

Assim como também contribuir para a capacitação interdisciplinar e multiprofissional do estudante colaborando na integração ensino-serviço-comunidade-gestão, também com a intenção de induzir reflexões sobre o papel do estudante enquanto militante transformador da realidade e contribuir para a formação de uma consciência crítica acerca da saúde como direito constitucional, estimulando também a inserção de estudantes no movimento estudantil e em outros movimentos sociais.

As atividades do VER-SUS Alagoas ocorrerão entre os dias 23 e 31 de Janeiro de 2015, na cidade de Arapiraca, onde haverão espaços de debates sobre diversos temas como “atenção primária à saúde”, “promoção da saúde”, “integralidade na saúde”, “humanização”, “opressões de gênero”, “racismo”, “homofobia”, “saúde mental”, dentro outros.

Os participantes farão vivências em Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Regional, Hospital Psiquiátrico, Centros de Apoio Psicossocial, Comunidades Terapêuticas e serviços de atenção secundária e terciária, além de visitas à comunidade rurais.

(Texto produzido pela comissão organizadora do VER-SUS Arapiraca)