Projeto “Pediatras do Riso” leva alegria a crianças internadas no Hospital de Clínicas

9 votos

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Levar alegria para o ambiente hospitalar e promover o riso de quem não pode sair de lá. Esse é um dos principais objetivos do grupo “Pediatras do Riso”. Criado em 1998 pelo Professor Narciso Telles, o projeto já passou por várias coordenações e, atualmente, é coordenado pela Professora Ana Elvira Wuo do Instituto de Artes da UFU. O “Pediatras do Riso” conta com 15 membros entre alunos graduandos em Artes Cênicas e Psicologia e atende cerca de 150 crianças, pais e pacientes em geral em visitas realizadas semanalmente às sextas-feiras.

Juntamente com os profissionais da equipe do Hospital Universitário, os alunos de Artes Cênicas recebem informações sobre psicopatologia infantil, em especial, da criança hospitalizada. Os atores  também têm noções básicas de conduta no ambiente hospitalar durante as visitas. Com roupas coloridas, maquiagem e sapatos de palhaço, os voluntários realizam atividades na ala pediátrica, levando muita música e brincadeiras que dialogam com o estado de saúde dos pacientes. De acordo com a coordenadora, o projeto consegue promover a humanização, alegrar e interagir com a ludicidade em meio à hospitalização, contribuindo para gerar a alegria e esperança na infância. Ana, que também se fantasia de palhaço, diz que o projeto é, também, uma forma de ela crescer como atriz: “Levar alegria para as crianças internadas no hospital é algo que me faz crescer como pessoa, mas a arte que levamos também me ajuda na carreira de atriz”.

Outra ação é destinada ao acompanhamento psicológico dos alunos-atores após as visitas. Este trabalho é realizado pelos estagiários de Psicologia da Saúde, com o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas na enfermaria e entendê-las do ponto de vista da teoria psicanalítica. André Lemos estuda Psicologia e participa do projeto há cerca de um ano. Para ele, o projeto é uma forma de levar arte àqueles que não têm oportunidade de presenciá-la fora do ambiente hospitalar. Além disso, ele afirma que não são somente as crianças que saem ganhando com o projeto: “O contato com os palhaços me leva a enxergar objetos, falas e escritas de modo inovador e inusitado. Dessa maneira, me sinto estimulado também a ressignificar meu mundo, minhas atitudes quanto às dificuldades diárias, sonhos e desafios”.

Ramon Rezende é uma das crianças atendidas pelo projeto. Ele diz que gosta muito das atividades que são desenvolvidas pelos voluntários. “Eu gosto muito das brincadeiras e das músicas que eles inventam pra gente, são muito engraçadas”, elogia. Para ele, as visitas semanais são poucas. “Por mim, os palhaços podem vir todos os dias. Eu fico muito feliz quando eles vêm”, afirma.

https://www.comunica.ufu.br/noticia/2015/02/projeto-pediatras-do-riso-leva-alegria-criancas-internadas-no-hospital-de-clinicas