Documentário “Paredes Invisíveis” mostra brasileiros nordestinos com hanseníase e sonhos

15 votos

vvv.jpg

Assisti o Documentário “Paredes Invisíveis – Região Nordeste” a partir da escrita emocionante do amigo, Flávio Resende em uma de suas redes sociais sobre a experiência do vídeo e quis compartilhar..

Em um dos trechos ele conta: "Meu pai, ainda menino, os via por um vidro (meu avô e o irmão mais velho, Omélio, também diagnosticado com a doença), nos finais de semana, quando os visitava às escondidas de amigos e conhecidos (pois ser flagrado neste contexto, na época, redundava, na certa, em preconceito e em Bullying social). Aos 7 anos, meu pai assumiu o papel de homem da casa, na ausência do patriarca. Vovô gostava de contar as histórias da colônia; e dos amigos que fez lá. Mas eu sentia que, no fundo, havia muita dor represada pelos anos enclausurado no leprosário, como era conhecida a tal colônia..".

O vídeo foi produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e mostra depoimentos de pessoas com hanseníase nos estados do nordeste.

O relato vívido e sensível traz à tona os recomeços e os desafios que envolvem a doença.

No site do Ministério da Saúde(MS)  é possível saber mais sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e obter informações do tratamento que é ofertado de graça no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pra assistir o documentário clique aqui.

 

Sheila Souza

 

*imagem da internet